quinta-feira, 24 de maio de 2012

A base da musculação

Todo treinamento deve ser baseado ao redor de exercícios básicos, e complementado com exercícios que atendam as necessidades específicas de cada pessoa, seja ela hipertrofia, emagrecimento, prevenção de lesões, etc.

Básicamente os movimentos "básicos" são:
-agachar
-empurrar
-remar
-levantar
-desenvolver
-puxar
-flexionar o tronco


É importante porém interpretar quem está realmente apto a realizar todos esse tipos de exercícios, por exemplo, desenvolver para quem tem problemas no ombro pode gerar dor, realizar levantar(terra,stiff) pode ser um problema para quem tem problema de coluna ou não tem muita conciência corporal e força no "core".

Em segundo plano podemos pensar nas funções menores, como:
-flexionar cotovelo
-estender cotovelo
-flexão plantar
-flexão do punho
-etc..

Isolar x Global
Para se gerar hipertrofia é necessário isolar uma musculatura? Ou um trabalho mais global é mais funcional?
Hipertrofia nada mais é do que um sobrecarga progressiva imposta a um determinado grupamento muscular, que com a correta alimentação resulta em um aumento de volume. Quando maior a sobrecarga em um X grupo muscular, dentro da sua capacidade de recuperação e frequência de treino, maior será a hipertrofia.
Isso significa que você pode treinar com muito volume e intensidade e pouco frequentemente, dando bastante tempo de descanso OU treinar com pouco volume, muita intensidade e frequentemente e também ter resultado.

O importante é equilibrar tudo isso.

Mas quanto a funcionalidade acredito que é importante caminhar junto com seu treinamento de hipertrofia, para não gerar desequilíbrio musculares e lesões, isso quer dizer que treinar 3x por semana peito não é a melhor solução.

Dentre as possibilidades para hipertrofia podemos citar uma muito popular para atletas não competidores de fisiculturismo:
A:Empurrar e Desenvolver
B:Remar e Puxar
C:Agachar e Levantar

Ou seja o popular: Peito, Ombro e Tríceps. Costas e Bíceps. Perna e Lombar.

É importante compreender o que quanto maior a carga gerar e sobrecarga hormonal você conseguir gerar com seu treinamento mais massa muscular você estará apto a desenvolver, mais calorias você irá gastar e mais irá melhorar seu condicionamento.

Abraços e Bons Treinos!

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