segunda-feira, 28 de maio de 2012

Combinação de atividades

Uma das questões mais importantes referentes ao treinamento aborda o treinamento concorrente, que nada mais é que a combinação de exercício aeróbio(corrida, bike,etc.) e exercícios resistidos(musculação, aula de localizada, etc.). Mas e quanto as demais atividades que as academias proporcionam? Alongamentos, Danças, Etc.? Vamos entender...



Musculação e Alongamento
Logo após a sessão de musculação as musculaturas trabalhadas se encontram tensas, encurtadas, ao realizar um alongamento nessas mesmas musculaturas estamos forçando de maneira mecânica as fibras a retornarem a posição natural. Isso causa mais microlesões nas musculaturas e assim faz com que seja necessário mais tempo para recuperação(NOTA: isso também é uma técnica de "intensidade" usada por fisiculturistas).
Então temos 2 opções, alongar as musculaturas não treinadas ou fazer apenas uma "soltura" das musculaturas treinadas, 10seg em cada posição, apenas para relaxar e fazer uma volta a calma.

Musculação e Aeróbio
O melhor é fazer a musculação primeiro, dessa forma utilizando o glicogênio pare realizar a atividade e assim buscando causar uma maior oxidação das reservas de gordura durante o aeróbio. Isso é muito questionável, mas em termos de qualidade realizar o aeróbio antes da musculação faz com que sua performance na musculação decaía muito, o ideal no entanto é realizar aeróbio em outro horário.

Aeróbio e Alongamento
Combinação ideal, o aquecimento gerado pelo aeróbio faz com que ocorra uma melhora na capacidade de alongamento e evita até "lesões"(alongar totalmente frio pode gerar lesões).

Dança e Atividades Coordenativas
Devem ser realizadas sempre primeiro, sim até antes da musculação, pois caso você realize alguma atividade exaustiva antes, sua coordenação caí e aumenta o risco de lesão.

Atividades Aquátivas
A natação é uma atividade aeróbia, com alto grau de exigência muscular, é necessário então pensar na correta elaboração do treinamento de musculação, mas essa realmente aconselho a realizar em outro horário não conjunto com nenhuma atividade com exceção do alongamento. A hidroginástica está mais próximo de uma sessão de ginástica localizada e deve ser considerada um treinamento neuromuscular.


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