segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é melhor Pesos Livres ou Máquinas?

Agachamento vs. Leg Press : Qual é realmente superior?
O velho debate do que é melhor, para quem é treinado e sabe realizar todos exercícios, o que seria melhor pensando em termos de força, hipertrofia e emagrecimento?



Muitos fatores devem ser levados em consideração para escolha dos exercícios como:
-Nível de treinamento
-Etapa
-Coordenação
-Lesões


Imaginando que você atenda a todas as primeiras especificações e não possua nenhuma lesão, o que seria melhor?

É sempre dito que pesos livres são melhores que máquinas, pois replicam melhor o movimento e é necessário uma estabilização prévia da articulação, mas como substituir um supino reto por exemplo por um supino com halteres se você utiliza 50kgs em cada mão? Somente o fato de levantar os halteres é uma dificuldade enorme.

Uma das maiores vantagens e desvantagens dos halteres era o fato de que por exemplo um supino com halteres acionava mais a articulação do ombro, em relação ao peitoral, do que sua versão com barra. Recentemente uma pesquisa demonstrou que isso talvez não seja verdade, mas estarei acompanhando futuros resultados para comentar com vocês.

As máquinas possuem claramente 2 vantagens em relações aos halteres: facilidade e segurança. Mas as vantagens vão além disso.
Uma máquina possuí a capacidade de distribuir a sobrecarga na musculatura de maneira igual e enquanto o halter depende principalmente da posição corporal em relação a gravidade. Outro fato é que muitas vezes o mesmo exercício, se transforma em outra ativação totalmente diferente na máquina e no peso livre, um belo exemplo disso é o pullover x pulldown.

Ainda falando em vantagens e desvantagens podemos ilustrar que não somente o instrumento utilizado mas acima de tudo é necessário estimular a musculatura corretamente. Para isso uma das melhores alternativas é realize exercícios de sobrecarga alta sempre com a maior segurança possível e não se esqueça de priorizar os exercícios que mais estimulam cada musculatura, sendo assim você irá progredir sendo sua preferência pesos livres ou máquinas.

Abraços e Bons Treinos!

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