segunda-feira, 4 de junho de 2012

Funcional ao Extremo!

Uma das vertentes que mais gosto de utilizar no trabalho de emagrecimento são os exercícios funcionais, dentro os inumeros benefícios essa escolha é baseada em 3 pilares:
-Fortalecimento de mais de uma musculatura ao mesmo tempo
-Maior gasto energético
-Possibilidade de variação



Pensando nisso vou ilustrar alguma sequência de exercício ideais para condicionamento e emagrecimento, importante porém estar com a saúde 100% em dia e nenhum problema articular.


Prancha Ventral: Básico, mas é sempre importante fortalecer e manter as musculaturas profundas do abdomem fortes para prevenir qualquer tipo de lesão.


Supino Alternado no Cabo: Esse exercício vai trabalhar tanto seu peitoral, ombro e tríceps, além de exigir de toda musculatura abdominal e membros inferiores para estabilizar, além de gastar mais energia por ser um exercício alternado.




Remada Unilateral: Um dos exercícios clássicos da musculação, mas realizado no cabo agora para exigir mais do sistema global, é ótimo para ser realizado no cabo, pois estaremos trabalhando em circuito então todos exercícios devem ficar próximos.


Subida no Banco: Não existe exercício mais desafiador que esse, o simples fato de se estabilizar e subir no banco com seu peso corporal é um desafio, não subestime esse exercício pois é importante controlar a subida e a descida, sem desestabilizar o joelho e tornozelo (para mulher é um excelente exercício para o glúteo).

Arremesso Olímpico: Pode ser realizado com halteres, barra ou kettlebells, esse exercícios além de trabalhar coordenação, trabalha toda parte superior do corpo, principalmente os ombros.

Barra: Um dos meus exercícios favoritos, além de trabalhar as costas é um excelente exercício de força relativa, ou seja, sua força em relação ao seu peso corporal.

Terra Sumô: Esse exercício apesar de parecer estranho é mais seguro que o terra tradicional e tendo menos solicitação da lombar (já que estaremos trabalhando em circuito, isso aumenta a segurança) e mais a parte frontal da coxa.


Rotações: Um dos meus exercícios favoritos, além de trabalhar diversas musculatura do abdomem ao mesmo tempo, tem a capacidade de trabalhar em diversas angulações o que aumenta e muito a variedade e resultados do exercícios.


Começando realizando de maneira circuito 3x6-8 repetições com uma carga leve e progressivamente aumentando as repetições é resultado garantido de condicionamento e emagrecimento, vale a pena investir em exercícios funcionais em busca de mais saúde.
Abraços e Bons Treinos!



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