terça-feira, 26 de junho de 2012

Otimizando as musculaturas treinadas no mesmo dia

Para 99% das pessoas, posso afirmar que o melhor treino fica longe das divisões mais tradicionais do fisiculturismo, ainda mais se o objetivo da pessoa não for somente hipertrofia muscular. Mas dentro do pensamento vou comentar sobre algumas técnicas que você pode implementar HOJE no seu treino para tornar ele mais produtivo.
Abdominal entre exercícios
Essa técnica é muito pouco explorada pelas pessoas no geral. Quem disse que abdominal não pode ser treinado no inicio ou no meio do treinamento? Salvo exceções como realizar um agachamento, terra, remada curvada e desenvolvimento pesado, não existe nenhum exercício que seja prejudicado por realizar um exercício abdominal previamente.
Você pode por exemplo escolher um tipo de abdominal por dia de treinamento e realiza-lo como bi-set com algum exercício.

Exercícios menos exigentes
Devemos ser claros que existe exercícios menos exigentes em um treinamento, por exemplo, uma flexão de punho não pode ser comparada a um agachamento mesmo que você realmente se empenhe na flexão de punho.
Por isso exercício menos exigentes podem ter um descanso menor ou serem colocados entre outros exercícios desde que não atrapalhem o foco principal do treinamento.

Posições e detalhes
É importante ter uma variedade grande dentro do seu treinamento, variando as pegadas e posições do treinamento. Se você por exemplo for realizar mais de 1 movimento para as costas sugiro que varie a pegada no movimento, como uma remada aberta(pronada) e uma remada triangulo(neutra), isso vale para todos os movimentos, lembrando que exercícios no treino de costas fadigam mais o bíceps que os movimentos pronados.

Movimentos Maiores Primeiro
Os movimentos maiores não se referem somente ao maior número de musculaturas, irei usar o terra e o leg press de exemplo, ambos trabalham membros inferiores e as mesmas musculaturas, mas o terra é um movimento muito mais exigente do ponto de vista muscular, articular e postural, ele deve sempre vir primeiro que o leg press no seu treinamento.

Velocidade x Repetições x Estímulo
Um dos aspectos que eu sempre cito como sendo fundamental e extremamente menos prezado no treinamento é a velocidade de execução dos movimentos. Musculação não é só jogar os pesos para cima, você está contraindo suas musculaturas contra um peso. Para isso é importante entender que com altas cargas você deve realizar a fase concêntrica, a que você vence a resistência, de maneira explosiva e controlar a fase excêntrica, a fase que você deixa o peso retornar a posição inicial. Isso vale para qualquer treino, mas isso se torna extremamente relevante na busca por resultados, caso você trabalhe com repetições muito altas(15+) você deve fazer a concêntrica de forma rápida mas controlada, já que nas primeiras repetições você terá força suficiente para realizar o movimento de maneira brusca o que pode lesionar.

Seguinte essas pequenas dicas você estará a caminho de ter mais resultados no seu treinamento, pois pequenos detalhes fazem toda a diferença. Abraços e Bons Treinos!

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