quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hipertrofia: Tempo sobre Tensão

Já imaginou que talvez para hipertrofia mais sua musculatura você não precise levantar nem mais 1kg do que você levanta hoje? Exatamente isso, levantando o mesmo que você levanta hoje, você pode desenvolver mais suas musculaturas. Vamos entender...

A ciência nos diz que para hipertrofiar nossa musculatura devemos impor uma sobrecarga progressiva em nossa musculatura, essa sobrecarga pode se dar de diversas maneiras: mais carga, mais repetições, mais séries e porquê não séries mais longas?

Dessa forma um modo simples de fazer essa evolução é progressivamente trabalharmos com a mesma carga de uma forma diferenciada, para isso vou explicar um conceito pouco utilizado o chamado "tempo".

Vou expressar cada repetição dessa forma: X-Y-Z.
O X se refere ao tempo que você vai levar para elevar o peso.
O Y se refere ao tempo que você vai ficar na fase isométrica da repetição.
O Z se refere ao tempo que você vai levar para descer o peso.

Dessa forma podemos trabalhar com a mesma carga de diversas maneiras:

1-1-1 é menos intenso que 1-1-3, pois uma série de 10repetições no 1 exemplo dura 30seg, já no segundo dura 50seg.

Essa diferença no tempo de execução gera uma maior sobrecarga e estresse na musculatura que reage de forma diferente ao treino.

É importante entender que a cada fase do movimento tem suas propriedade:

A fase concêntrica (a subida) deve ser sempre rápida e controlada, nunca passando de 1-2seg.
A fase isométrica pode variar, entre 0 não existindo para um desenvolvimento de explosão por exemplo, até 2-3seg com foco em desenvolvimento muscular.
A fase excêntrica (a descida) tem um papel fundamental no desenvolvimento muscular, sendo tão importante ou até mais que a fase concêntrica, e pode variar de 1-5seg de maneira eficiente.

O importante é não levar aos extremos, nem realizar a série muito rapidamente ou muito lentamente a ponto de quase anular o estímulo anaeróbio. Converse com seu professor e veja se sua execução esta de acordo com seus objetivos.

Abraços e Bons Treinos!

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