quarta-feira, 11 de julho de 2012

Séries Gigantes

As séries gigantes nasceram da cabeça de um ex-atleta de fisiculturismo chamado Milos, na sua teoria ao realizar vários exercícios seguidos para uma mesma musculatura, você acaba por esgotar completamente aquela musculatura de todos os ângulos, acumulando assim mais metabolitos e consequentemente usando menos carga, o que tem seu lado positivo e negativo. Vamos entender melhor...

As séries gigantes pregadas por Milos são usadas basicamente em treinamentos super divididos (ABCDE), pois a exigência de uma mesma musculatura é enorme e necessita mais descanso. Para entendermos melhor como é uma série gigante vou ilustrar 2 séries, uma para peito e outra para ombro:



Peito:
Supino reto com barra
Supino inclinado halteres
Crucifixo Inclinado
Cross-Over
Supino máquina

Então você parte de um movimento para o outro sem descanso até finalizar a série para então descansar.

Ombro:
Desenvolvimento com barra
Desenvolvimento com halteres
Desenvolvimento Arnold
Remada alta
Elevação frontal
Elevação Lateral
Crucifixo Inverso no Cable
Encolhimento

Sim, parece loucura, mas essa ciência empírica tem um principio por trás, vamos ver os benefícios e contras.

Além do potencial total esgotamento das fibras, pela carga diminuir de maneira drástica a possibilidade de lesão articular é menor, mas a chance de um problema muscular é grande.

A ciência da construção de massa muscular diz que diversos fatores são importante, olhando pelo lado de aumento de metabolitos, aumento do dano muscular e do tempo de contração tem um lado positivo, mas é difícil dizer se este é o melhor método para desenvolver massa muscular.

Esse tipo de treinamento serve para qualquer um? Não, mas é possível observar algo de bom para aplicar no seu treinamento. Utilizar uma série gigante no final de um treinamento pode ser algo benéfico e servir como uma técnica de intensidade muito útil. Vou ilustrar uma para o treino de costas:

Barra Fixa Aberta
Barra Fixa Fechada
Remada Curvada
Crucifixo Inverso

Lembrem-se de sempre utilizar técnicas de acordo com seu treinamento para isso sempre converse com seu professor.
Abraços e Bons Treinos!

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