sábado, 18 de agosto de 2012

Volume: O mínimo, o ideal e o máximo! Parte 1

Vamos começar definindo que para esse artigo o volume é apenas como o número total de séries, e não como o número de séries x repetições (que é o correto). Iremos definir também que todas as séries são feitas até ao menos próximo do máximo ( 1 repetição antes da falha ou até a falha sem forçar nenhuma repetição a mais) .


Digo isso pois vamos entrar em uma velha discussão do quanto é necessário estimular uma musculatura para que ela responda e hipertrofie...

Quando analisamos o cenário de treinamento de muitos esportes, podemos verificar que o ser humano tem a capacidade a aguentar um volume de treinamento muito alto e extenso(horas de treino) e ainda assim evoluir.
Dessa forma dizer que um atleta amador com alguma experiência, que treina 3x por semana, esteja passando seus limites de recuperação, ou ele está fazendo algo muito errado na academia ou sua recuperação está comprometida por outros fatores(sono, alimentação, etc.).

Mas a questão é que o  treinamento de musculação é que ele é muito mais intenso ( em todos os aspectos: neural, muscular, articular, hormonal, etc.) que 99% dos esportes, por isso seu treinamento deve ser bem dosado.

Baixo volume:  6-8 séries totais
Médio volume: 12-16 séries totais
Alto volume: 20-24 séries totais

Apesar do ideal ser passar por fases onde o volume de treino se modifica, é normal que essa oscilação ocorra dentro de apenas 2 ou até 1 faixa.

O que é preciso entender é que cada pessoa tem uma necessidade de volume de treino, e nem sempre mais é melhor, pelo contrário, provavelmente é pior.

Digamos que todos comecem seu treinamento com 100 unidades.

Em um treino de baixo volume, digamos que você vai perder 20 unidades, e na recuperação irá recuperar 30.

100-20= 80+30= 110 = você melhorou em 10unidades

Em um treino de médio volume, digamos que você vai perder 40 unidades, e na recuperação irá recuperar 60.

100-40= 60 +60= 110 = você melhorou em 10unidades

O problema começa quando se entra muito fundo no alto volume:

Você pode perder por exemplo 60 unidades, e na recuperação irá recuperar somente 60 unidades.

100-60= 40 + 60 = 100 você não melhorou.

Dentro do treinamento físico é melhor pecar por menos volume e mais intensidade do que o contrário, já que seu corpo naturalmente tende a querer se preservar, e um volume muito alto de treinamento induz a uma resposta de conservação e não de desenvolvimento.

Vou explicar mais sobre isso em um próximo post, aguardem a parte 2!

Abraços e Bons Treinos!

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