segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dor pós treino?


É preciso ficar com dor tardia para ter resultado? O que ocasiona a dor? Porquê ela ocorre?
A dor muscular tardia, aquela dor que sentimos pós um treinamento, que normalmente tem seu pico, entre 24-48hrs após um treino.
A verdade é que a dor muscular tardia, pode ser ocasionada por diversos motivos, as pessoas tendem a acreditar que seria o "ácido lático", mas a verdade é que o acumulo de ácido lático de um exercício é tamponado aos poucos, são necessários 25 minutos de repouso-recuperação para remover mais ou menos a metade do ácido lático acumulado, então o ácido lático não poderia ser o responsável pelas dores do dia seguinte.
A dor que só é sentida no dia seguinte, normalmente é ocasionada por micro-inflamações, geradas apatir das microlesões da contração muscular (o desgaste das fibras actina e miosina), e é esse desgaste que vai fazer com que a musculatura tenha o estimulo para hipertrofiar, se adaptar e crescer, melhorar.
Mas não é necessário uma dor terrível, costumo dizer, que você deve saber o que treino ontem, mas não deve sentir dores, lembrem-se que quanto maior o dano, mais tempo leva para recuperar e melhorar, e nós precisamos sempre melhorar.
É normal que com troca de treinos, períodos mais intensos da periodização ocorra uma dor leve ao realizar contrações, mas dores que impossibilitam movimentos ou que doem com as musculaturas relaxadas são sinais que o treino foi exagerado, e é importante analisar o volume total, densidade e intensidade do treino de exercício para cada pessoa.

Abraços e Bons treinos!

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