terça-feira, 18 de setembro de 2012

Modificações nos Treinamentos

Um erro muito comum dos praticantes de musculação é procurar aumentar mais de 1 fator do treinamento ao mesmo tempo, ou seja, se você modificar algo, modifique somente aquilo, pois dessa forma será possível comparar os resultados dessa modificação com seu treinamento anterior, se você mudar mais de uma e algo bom ou ruim ocorrer, como você saberá o que realmente influenciou o resultado?

Pensando nisso, vou esclarecer alguns cenários:

-Aumento de dias de treinos
Com excessão de treinos unicos, é muito simples aumentar os dias de treino, apenas adicione um dia a mais e mantenha todo resto da mesma forma. Se seu treino for ABC por exemplo, você pode realizar em uma semana ABCAB e na outra CABCA e assim por diante.

-Aumento de exercícios
É necessário que ocorra um equilibrio nesse quisito, se você adicionar 1 exercício, adicione 1 ao seu antagonista também, ou seja, ao movimento oposto. Por exemplo ao incluir um supino reto com halteres, inclua uma remada aberta com halteres.

-Modificar a divisão de treino
Aumente a divisão mas mantenha a frequência, partir de 4x por semana AB, para 6x por semana ABC, é algo muito forte, pense em realizar uma progressão mais lenta, realizar um ABC em 4x por semana e a cada semana aumentar a frequência.

-Aumento do número de técnicas
É simples, mas deve ser feito de maneira progressiva, uma sugestão é começar pelos exercícios mais simples e isolados, pois além de mais fáceis no sistema nervoso central são mais seguros de realizar progressões.

-Progressão de exercícios
Partir de um agachamento no smith para um agachamento livre é algo muito série e deve ter sido feita toda uma progressão, já que a dificuldade do exercício é outra, uma sugestão é sempre fazer progressões sem peso. Por exemplo em uma etapa realizar o agachamento livre só com a barra como forma de aquecimento para posteriormente incluir como série principal.

Lembrem-se de sempre conversar com seu professor para que ele possa realmente lhe orientar de maneira adequada.

Abraços e Bons Treinos!

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