sábado, 24 de novembro de 2012

Dor na lombar: como treinar?

Um dos problemas mais comuns na população mundial é a lombalgia, que nada mais é do que uma dor na região lombar. Ocasionada normalmente por má postura, falta de flexibilidade ou excesso de compressão, a lombalgia é facilmente tratada, mas seu verdadeiro problema está no dia-a-dia, ficar muito tempo em pé, estressado, carregar materiais pesados, etc. Mas um programa de treinamento adequado pode lhe ajudar nessa batalha, vamos entender então como elaborar um treinamento efetivo para melhorar seu problema e alcançar também seus objetivos estéticos.



Treinamento aeróbio.

É necessário cuidado redobrado ao realizar exercícios aeróbios, já que movimentos com impacto tendem a piorar o problema e exercícios como bike normalmente aumentam a compressão das vértebras da coluna, piorando ainda mais o problema.

A solução: trabalhar com intensidades moderadas e com baixo impacto, preferencialmente ou em equipamentos como o elíptico e transporte, ou em lugar que favoreçam o amortecimento com terrenos planos e terra.




Musculação
É necessário tomar especial cuidado com movimentos onde a sobrecarga esteja diretamente imposta em cima da coluna, como o agachamento e afundo com barra nas costas, uma possível solução é trabalhar com menos cargas, movimentos mais controlados e utilizar exercícios com menos sobrecarga na lombar, como leg press 90graus.

A solução: além de utilizar exercícios menos compressivos, é necessário trabalhar um equilíbrio entre as musculaturas anteriores e posteriores da região da pelve, como abdômen e lombar, quadríceps e posteriores de coxa/glúteo.

Flexibilidade
É importante realizar um trabalho de flexibilidade para que se estabeleça um melhor equilíbrio entre as musculaturas de todas as articulações, evitando assim desvios posturais.

A solução: realizar trabalhos de flexibilidade de 2-3x na semana, realizando de 2-3 séries para cada grupamento muscular, focando principalmente nas musculatura dos membros inferiores.



Mais importante é procurar um médico para saber exatamente se seu problema é somente uma lombalgia ou algo mais grave e procure um treinador especialista para lhe ajudar com seu treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

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