quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A verdade sobre o Alongamento


Como já dito em outros posts no blog alongar antes ou depois do treinamento de musculação é contra produtivo por isso o ideal é alongar em outro momento do dia ou nos dias de treinamento aeróbio. Por isso aquele alongamento que você realiza pós treino que dura 10seg em cada posição só tem o intuito de relaxamento.
Mas como então desenvolver um alongamento eficiente para desenvolver flexibilidade e manter uma postura saudável?


Para desenvolver um treinamento de flexibilidade eficiente você precisa sempre aquecer primeiro podem ser 5 minutos na esteira, 5 minutos pulando corda, para elevar a temperatura corporal e aquecer a musculatura que você vai alongar, por isso caso vá desenvolve rum alongamento só de membros superiores é interessante alguns movimentos circulares dos ombros e até alguns movimentos resistidos leves para evitar qualquer tipo de lesão ou distensão muscular.
O alongamento não deve ser muito forte, pois como forma de proteção para não distender nenhuma musculatura, seu corpo faz com que a musculatura se contraía a intensidade ideal é a de um leve desconforto.
Diversas pesquisas indicam que o tempo ideal de manutenção da posição de alongamento varia de 30 segundos há 2 minutos, e que para desenvolver flexibilidade esses movimentos devem ser repetidos de duas a três vezes por segmento corporal, em uma freqüência semanal mínima de 3 vezes.

Lembre se que o treinamento de flexibilidade tem grande influência na questões posturais,não negligêncie essa parte fundamental para ter bons resultados no treinamento e manutenção da saúde.

Abraços e Bons Treinos!

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