quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Exercícios Aeróbio: Caminhada é o suficiente?

A popular caminha é dita como um excelente treinamento aeróbio, mas isso é verdade? Como é elaborado um treinamento aeróbio? Vamos entender melhor...


A OMS Organização Mundial da Saúde preconiza no mínimo 30min de exercício diários(ou 150min semanais) aeróbio de baixa intensidade(como a caminhada) para a manutenção e melhora da saúde cardiopulmonar. Pensando em emagrecimento por exemplo, podemos pensar até em estender um pouco esse tempo e trabalhar com outras intensidade, gerando novos estímulos e promovendo assim um maior gasto energético. A melhor parte é que o exercício aeróbio tem excelente efeito acumulativo, por isso você pode realizar por exemplo 15min de manhã e 15min de noite e receber os mesmos benefícios.


A intensidade de um treinamento aeróbio pode ser medida em porcentagem da sua frequência cardíaca máxima(FCmáx), ela vária de individuo para individuo e a partir dela que podemos controlar de maneira eficiência a velocidade e intensidade de um treinamento.
Por isso é importante entender que dependendo da capacidade física do individuo uma caminhada pode ser algo muito pesado (por exemplo no caso de uma pessoa com problemas cardíacos ou pulmonares) ou muito fraca( indivíduos condicionados), por isso o ideal é pensar na caminhada como um exercício aeróbio leve para a maior parte da população, servindo como introdução a treinos aeróbios mais intensos.

É importante citar alguns benefícios relacionados ao exercício aeróbio e alguns cuidados que você deve tomar ao iniciar um programa de exercícios aeróbios:
-Global: É necessário pensar de maneira preventiva, realizando trabalhos resistidos(musculação, funcional, ginástica) e também trabalho de flexibilidade, para evitar lesões e atingir seus objetivos de maneira mais rápida.
-Anti-estresse: pesquisas indicam que realizar exercício aeróbios ao ar livre tem maior efeito anti-estresse que na esteira.
-Variação: Não adianta pensar que só caminhar devagar vai fazer milagres para o seu físico, é necessário variar a intensidade do exercício aeróbio (mudando a velocidade, terreno, etc.).
-Motivação: Atualmente a corrida de rua está na moda, é possível encontrar grupos de praticantes para treinar junto e também participar de provas que começam com caminhadas e com o tempo progredir para provas curtas de corridas.


Lembre-se de procurar um profissional para lhe orientar, e sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.Abraços e Bons Treinos!

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