terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Você treinar corretamente para o seu objetivo?

Todos os dias eu olho nas academias e vejo milhares de alunos seguindo rotinas de treinamentos para hipertrofia. O aluno quer emagrecer, melhorar no futebol, nadar melhor, correr uma meia maratona, e todos treinam ABC, 3x10, 60 seg de descanso, esse é realmente o treino mais adequado?Você já parou para se perguntar por quê eu não faço X ou Y tipo de treinamento? Você tem certeza absoluta que a forma que você treinar é a melhorar para o seu objetivo?



Primeiramente é preciso entender que se o seu objetivo não é hipertrofia, treinar para tal pode ser até contra-produtivo. Não me entenda errado não disse que o treinamento de fisiculturistas é ruim, disse que se você quer ser um corredor você deve treinar como corredor e não como fisiculturista.

O grande erro está implantado na cabeça das pessoas e dos professores, que é assimilar uma metodologia de treinamento ao treinamento de musculação, e isso é tão absurdo que é a mesma coisa que a partir de hoje só se comer batata frita pois se esqueceu que existem outras formas de preparar batata.

Divisão de treino:
Na maior parte dos esportes todos os grupamentos são utilizados no mesmo momento em movimentos integrados e conjuntos, por isso normalmente o melhor tipo de treinamento resistido também é uma sessão unica, ou no máximo AB, para que seja possível trabalhar melhor questões como explosão e força muscular.

Repetições e séries:
Você não precisa ir a "falha" muscular, você precisa treinar movimentos, por isso não precisa se prender a estigmas como 3x10, dependendo da característica fundamental necessária no esporte e do período da periodização uma faixa de repetições e série é necessário.

Movimentos e não Músculos:
Esse é um conceito simples, o fisiculturista treina para desenvolver cada musculatura ao máximo, já um atleta treina para a sua melhora esportiva, com isso é necessário treinar padrões de movimentos representativos a sua modalidade, pense movimento não músculo.

Lembre-se sempre de conversar com seu treinador, para assim realizar o melhor treino para você.

Abraços e Bons Treinos!

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