terça-feira, 5 de março de 2013

Existe melhor exercício para cada músculo?

Essa excelente pergunta costuma ter dois tipos de respostas:
-Claro, os exercícios básicos como: remada, agachamento,supino,etc.
-Não, depende muito da individualidade de cada aluno.

Dentro da Biomecânica, que é a ciência que estuda a ativação de cada musculatura durante um exercício, existem estudos que comprovam quais musculaturas são estimuladas em cada movimento e o quanto ela é ativada.
É importante lembrar que o que vou escrever aqui hoje, amanhã pode sofrer alguma pequena alteração em um ou outro movimento, mas todos são movimentos com grande ativação e de extrema vália para seu treinamento:






Peitoral: Supino com Halteres, Supino Inclinado com Halteres, Supino Declinado, Paralelas Aberta
Costas:Barra Fixa, Remada Unilateral com Halteres, Remada no Banco Inclinado, Remada Curvada
Pernas:Agachamento Paralelo, Agachamento Profundo, Terra, Stiff, Ponte Inversa(Veja Foto)
Bíceps: Barra fixa Supinada, Barra fixa Neutra, Rosca Direta
Tríceps: Supino Fechado, Paralelas, Tríceps Corda
Deltoide:Desenvolvimento, Elevação Frontal, Puxada em Direção ao Rosto com Corda(FacePull, Veja Foto)
Trapézio: Encolhimento com halteres, Elevação Lateral, Desenvolvimento
Abdominal: Infra Pendurado,Barra fixa, Rotação no cabo, Rodinha Abdominal


Mas quando pensamos na Fisiologia, área que estuda as transformações do corpo em relação ao exercício, não existe uma comparação entre um treinamento fazendo só os "melhores exercícios" e somente os "piores exercícios". O que eu quero dizer com isso é que é necessário utilizar esses movimentos, mas dentro de um padrão de variação e até de complemento ao treinamento é aceitável fazer movimentos considerados não tão eficientes.
Pensando por exemplo no elo fraco de um movimento, você não conseguirá treinar suas costas de maneira eficiente se não conseguir segurar os pesos, por isso uma estratégia é usar um fortalecimento isolado do ante-braço.

É importante portanto ter consciência de quais são os grandes movimentos do treinamento, e incorporar na medida do necessário exercícios para complementar e tornar assim seu treino mais eficiente.

Abraços e Bons Treinos!

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