Hipertrofia dos Braços: Problemas e Soluções

Problema: Treino Muito Volumoso
Você que treina por exemplo peito e tríceps, costas e bíceps, onde você realiza 4-5 exercícios para músculos "grandes" e 3-4 para "pequenos". Você acaba por realizar na verdade mais movimentos para os músculos menores, já que eles são sinergistas(ajudam no movimento) dos músculos grandes.
Solução: Redução do número de exercícios
A solução é simples investir em poucos exercícios 2-3 para treinar de maneira isolada os braços.
Problema: Treino Muito Frequente
Você que treina costas e tríceps, peito e bíceps(que é novo no meu blog, já que eu repito semanalmente que esse tipo de divisão é contraprodutiva em 90% dos casos), acaba por estimular as musculaturas todos os dias e dessa forma interrompe o processo de recuperação e supercompensação.
Solução: Mudar a divisão de treino OU treinar mais infrequentemente
A solução é trocar para o esquema de divisão de movimentos sinergistas(ver exemplo anterior) ou então passar a treinar até 3x por semana (ex: peito e bíceps, pernas, costas e tríceps).
Problema: Intensidade Baixa
Você que sempre faz os mesmos exercícios, e diz que leva a musculatura sempre a exaustão, pode ser que somente isso não seja suficiente. Até um certo ponto é possível evoluir realizando apenas séries diretas, mas em certos momentos é realmente necessário desafiar sua musculatura em um novo nível.
Solução: Técnicas de intensidade
É necessário então "chocar" seu corpo em novas adaptações, com técnicas como drop-set, rest-pause, ou com bi-sets, tanto para o mesmo músculo ou agonista-antagonista(um bíceps e um tríceps).
Problema: Baixa Coordenação Motora
É a famosa conexão músculo-mente, ocorre que muitas vezes ao realizar um exercícios o aluno não consegue sentir essa musculatura sendo trabalhada, ou muitas vezes sente outras musculaturas mais do que a musculatura-alvo. Isso ocorre principalmente nos movimentos multi-articulares(ex: supino fechado para tríceps) e nos movimentos que necessitam de uma melhor estabilização(ex: tríceps testa).
Solução: Prática do movimento e Pré-Exaustão
A dica é realizar os movimentos de maneira mais controlada, procurando concentrar-se na musculatura. Outra possível solução é realizar exercícios isolados para aquele músculo antes dos multi-articulares.
Lembre-se sempre de conversar com seu treinador a respeito de suas experiências e resultados afim de alcançar seus objetivos de maneira mais eficiente.
Abraços e Bons Treinos!
pro Ricardo....é verdade o que dizem que praticantes de musculação naturais precisam ter um treino diferente dos que usam anabolizantes? já li em muitos lugares que inclusive drop sets e técnicas avancadas em geral não são muito recomendadas para que mnão usa esteroides...que o negócio é o básico mesmo...abraco
ResponderExcluirNa afirmação que o treino de alguém normal e potencializado, você está correto. Pela recuperação aumentada você pode utilizar de um maior volume e intensidade, desde que seja lembrado que os ligamentos e tendões de quem utiliza algum anabolizante não reagem tão rapidamente quanto as musculaturas, assim evitando algum tipo de lesão.
ExcluirSobre as técnicas, alunos normais também podem e devem utilizar essas técnicas mas somente em poucos movimentos, pois o excesso vai causar muitas lesões e aumentar e muito o tempo de recuperação.
Eu costumo sempre propor uma progressão das técnicas, dessa forma podemos analisar até que nível de intensidade o aluno está progredindo otimamente.
Abraços!