segunda-feira, 11 de março de 2013

Ombros: variações importantes e efetivas

Você já ouviu que os ombros são estimulados indiretamente em todos movimentos de costas(parte posterior) e em todos movimentos de peito(parte anterior), portanto já pensou também se é necessário treiná-los diretamente, correto? A verdade é que algumas pessoas possuem muita facilidade em desenvolver essa musculatura e acabam por não precisar treinar elas diretamente, mas uma grande parcela da população precisa, então vamos fugir hoje um pouquinho do desenvolvimento simples e da elevação lateral e vamos para alguns movimentos que podem realmente revolucionar seus ganhos.




Push Press
Esse movimento utiliza um "empurranzinho" dos membros inferiores para impulsionar o peso para cima no desenvolvimento, esse movimento chamado de leg drive, ajuda a trabalhar o corpo de uma maneira sincronizada. É importante ressaltar também que é totalmente aconselhável utilizar uma carga progressiva, evitando grandes saltos de carga pois é necessário um período adaptativo para suas articulações.

Elevação Lateral no Cabo (com ou sem inclinação)
Esse é um dos meus movimentos favoritos, o fato de você poder trabalhar com uma amplitude maior e com o movimento com tensão constante tornam esse movimento simples um excelente complemento para a parte lateral do ombro, outro fato importante é que ele basicamente inutiliza um impulso prévio com a lombar e pernas, caso o aluno tenha o costume de utilizar.

Elevação Frontal de Costas para o peso

Um outro movimento no cabo, o grande benefício além da tensão constante está na amplitude aumentada do movimento, e sua fácil variedade de pegadas podendo ser utilizado com ela neutra, supinada ou pronada.

Encolhimento em posição de desenvolvimento
Uma excelente forma de trabalhar o trapézio enfatizando o trabalho de ombro, você realizar um desenvolvimento e no final do movimento trava os cotovelos e começa a realizar o movimento de encolhimento, contraindo os trapézios, apesar da carga utilizada ser baixa é um dos movimentos de maior ativação de trapézio.

Desenvolvimento "triplo"
Esse movimento na verdade é uma simples criação para buscar tirar o máximo do desenvolvimento. Consiste em utilizar uma pegada aberta, uma pegada média e uma pegada fechada no desenvolvimento. A pegada mais aberta trabalha algumas questões como estabilidade da articulação e um alongamento das musculaturas, já o movimento com pegada média é o movimento de mais força e portanto maior estimulo de hipertrofia, já a pegada fechada enfatiza e muito a porção frontal do ombro. Dessa forma com apenas uma barra você consegue diferentes estímulos  que podem ser utilizados todos em um só treino, em diferentes treinos, ou até como técnica de intensidade uma posição seguida de outra.

Lembrem-se que seu corpo se adapta e para de evoluir com o tempo, por isso é necessário colocar algumas variações no treino para dar um pequeno choque adaptativo no seu corpo.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário