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Mostrando postagens de Abril, 2013

Treino de Pernas Efetivo

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A grande maioria das pessoas se enquadram em dois grupos, quando falamos de treinamento de membros inferiores, os que não treinam/treinam com volume super baixo (normalmente um leg press e uma cadeira extensora ou flexora) e os que treinam com um volume absurdo (diversos exercícios sem propósito). Vamos entender como você pode deixar de pertencer a esses grupos, e melhorar seu treinamento. Primeiramente é preciso entender que para um treinamento de membros inferiores ser efetivo, ele precisa estimular todas as musculaturas dos membros inferiores, e além do estimulo ideal, tudo que você estará fazendo é prejudicar sua recuperação, e não ter ganhos extras.

Drop-set

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DROP-SET O drop-set é a técnica de intensidade mais difundida e utilizada, seja pelo sua efetividade ou pela praticidade de executar, vamos entender melhor como funciona essa técnica, como utilizá-la e aplica-la ao seu treinamento. O drop-set consiste em uma determinada série executar o movimento normalmente para o número de repetições prescritos, em seguida retirar de 20-30% da carga e continuar a executar a série até a fadiga. Por exemplo: 10 repetições com 100kgs. Em seguida retirasse 30kgs E executar quantas repetições conseguir com os 70kgs. Essa técnica procura aumentar o tempo sobre tensão da musculatura, além de causar mais micro-lesões na musculatura. Quanto você para de realizar um exercício por fadiga, significa que você não consegue mais produzir força suficiente para mover o peso, pois suas fibras rápidas já fadigaram, mas suas fibras lentas(que são mais resistentes) inda conseguem ser ativadas, mas não consegue realizar o movimento, por isso ao r

Alongamento: 8 mitos e verdades

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O alongamento é um dos elos mais ignorados do treinamento físico, seja qual for o seu objetivo, alongar tem a sua importância. Muitos não realizam, alguns realizam antes do treino, outros depois, mas qual é a verdade? Como e quando devemos alongar? Vamos esclarecer... O alongamento é um meio para desenvolver flexibilidade. Mas como hipertrofia, resistência, etc. não é tão simples como alongar uma vez e estar flexível. Vamos começar pelos mitos: Mito 1: Alongar previne lesões Pelo contrário alongar em demasia ou alongar sem estar aquecido pode leva a uma lesão. Mito 2: Alongar antes do treinamento ajuda no aquecimento Mentira, na verdade o alongar antes do treino piora a contratibilidade, afastando as pontes cruzadas das musculaturas, e isso faz com que você produza menos força durante o treino, e o que queremos é produzir o máximo de força. Mito 3: Devemos alongar o músculo treinado para não ficar encurtado Totalmente incorreto, a começar que as pesquisas indicam que o trein

Progressão a chave para o sucesso!

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Todos querem melhorar, estar com um físico melhor a cada dia, mais saudáveis, mais felizes. E no treinamento existem muitas formas de progredir o seu treinamento, e a progressão é o segredo para continuar sempre melhorando, vamos entender os diversos tipos de progressões que você pode fazer no seu treinamento.

Como Começar a Correr com o Pé Direito!

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A corrida é uma febre mundial, e todos os dias podemos observar centenas de novos praticantes colocando seus tênis e camisetas ultra modernas e começando a correr. Mas será tão simples assim? Vamos entender como se preparar adequadamente para evitar qualquer problema de saúde e obter os resultados que você espera.

Quando realizar os isolados antes dos multi-articulares?

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Uma pergunta simples que normalmente é encarada como nunca, mas existem situações onde realizar os exercícios isolados antes dos movimentos multi-articulares pode lhe ajudar a desenvolver novos ganhos. Vamos entender melhor quando isso pode ser usado. Tradicionalmente dizemos que os exercícios isolados servem para complementar o treinamento, e que os exercício multi-articulares são os que promovem os maiores ganhos, e isso é verdade, mas é possível que uma eventual modificação nesse dogma seja benéfica em alguns casos.

Como usar isometria nos treinos para Hipertrofia?

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Seu objetivo é hipertrofia?Você aplica isometria nos seus treinamentos? Você sabe o que é isometria? Vamos entender melhor como aplicar esse principio e como ele pode melhorar seus ganhos no treinamento. Isometria é quando realizamos um exercício, com contração muscular, mas sem movimento articular. Resumindo: seguramos uma carga em uma determinada posição. A isometria apesar de ter um grande potencial para desenvolvimento de força, não é melhor que movimento dinâmicos para o desenvolvimento de massa muscular. Mas então por quê aplicá-la ao treinamento? Ela não é melhor que o treinamento dinâmico, mas se combinarmos ambos métodos podemos desenvolver um trabalho diferenciado e mais efetivo. Existem 3 maneiras de utilizar a isometria de maneira efetiva durante um treinamento para hipertrofia: 1-Segurar o final da fase concêntrica Esse período é muito popular entre os fisiculturistas, conhecido como squeeze, que significa apertar a musculatura. Pela musculatura estar quase totalm

Treino para Hipertrofia ABC: Mitos e Verdades

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Vamos entender juntos alguns mitos e verdade sobre essa divisão de treino para hipertrofia, a quem se destina e como você pode melhorar seu treinamento e começar a obter resultados melhores e mais rápidos. O que é ABC? Essa divisão é muito popular, e consiste na verdade de 3 treinos diferentes, com músculos diferentes sendo trabalhados a cada treino. Para quem se destina e com que frequência devo ir na academia se utilizar o ABC? Se destina a alunos intermediários e avançados, que procuram hipertrofia. Alunos avançados podem ir de 3-6 por semana treinando dessa forma, já que possuem uma melhor recuperação e tolerância, consegue trabalhar tanto com volume e intensidade elevados (3x por semana) ou com maior frequência (6x por semana). Já alunos intermediários, devem trabalhar de 4-5x por semana, com intensidade  e com volume moderado. MITOS: 1- Perna e Ombro Não sei quem inventou, mas treinar pernas e ombro no mesmo dia é um erro, se o aluno treinar mais que 3x por semana. Se v

O que devo fazer "Emagrecer ou ganhar massa muscular?"

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A grande dúvida de todo aluno que entra na academia é: "devo emagrecer ou ganhar massa muscular?" A eterna busca por um corpo ideal, deve começar primeiramente por essa decisão. Digo isso porquê independente da sua decisão você vai chegar no seu objetivo, mesmo que seja necessário algum tempo e alguns períodos de ganho de massa muscular, seguidos de períodos de perda de gordura. Mas é importante começar com essa decisão já que o melhor treino para hipertrofia, não vai fazer você ganhar massa muscular, se sua dieta não estiver de acordo, e o mesmo é valido para perder gordura. -Dieta, Dieta e Dieta É impossível atingir qualquer objetivo físico se sua dieta não estiver de acordo, acredito que o processo envolve uma orientação adequada( por isso a procura de um nutricionista é fundamental) e também por um processo de educação, aonde o aluno aprende o porquê de cada nutriente e formas de substituir, e poder "viver em dieta" sem tirar o prazer que o alimento e