segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alongamento: 8 mitos e verdades

O alongamento é um dos elos mais ignorados do treinamento físico, seja qual for o seu objetivo, alongar tem a sua importância. Muitos não realizam, alguns realizam antes do treino, outros depois, mas qual é a verdade? Como e quando devemos alongar? Vamos esclarecer...

O alongamento é um meio para desenvolver flexibilidade. Mas como hipertrofia, resistência, etc. não é tão simples como alongar uma vez e estar flexível. Vamos começar pelos mitos:

Mito 1: Alongar previne lesões
Pelo contrário alongar em demasia ou alongar sem estar aquecido pode leva a uma lesão.

Mito 2: Alongar antes do treinamento ajuda no aquecimento
Mentira, na verdade o alongar antes do treino piora a contratibilidade, afastando as pontes cruzadas das musculaturas, e isso faz com que você produza menos força durante o treino, e o que queremos é produzir o máximo de força.

Mito 3: Devemos alongar o músculo treinado para não ficar encurtado
Totalmente incorreto, a começar que as pesquisas indicam que o treinamento de musculação não encurta as musculaturas, mas alongar uma musculatura que sofreu com muitas contrações, faz com que você cause mais micro-lesões na musculatura e isso vai diminuir a velocidade que você se recupera do treino.

Mito 4: Devemos alongar o músculo treinado para prevenir dores
É um meio mito, o alongamento não vai prevenir dores, que são causadas pelos micro-lesões(já que elas vão estar presentes), mas acontece que as pessoas não fazem um relaxamento pós-treino nisso esse alongamento pode ajudar a irrigar de mais sangue a região e ajudar na recuperação.

Mas então o que devemos fazer?

Verdade 1: Alongar é muito importante para a postura
Alongar ajuda a deixar suas musculaturas no comprimento ideal, o que vai contribuir com uma postura mais adequada e saúde das articulações.

Verdade 2: Alongar por 10seg não ajuda em nada
Verdade, o alongamento como o treinamento com pesos, deve ser  mantido por um tempo mínimo e repetições por um mínimo de vezes para gerar resultados. Digamos que 3 séries de 30 segundos de 2-3x por semana deve ser uma diretriz geral.

Verdade 3: Alongar pode ter diversos objetivos
Não necessariamente um alongamento tem como objetivo aumentar a flexibilidade, você pode se utilizar do alongamento como forma de relaxamento ou de preparação para um movimento específico.

Verdade 4: Flexibilidade é genética
Existe sim um componente genético, por exemplo, mulheres de maneira geral produzem mais relaxina que os homens, que é um hormônio que ajuda na flexibilidade. Mas nada que com muito treinamento não se possa desenvolver naturalmente.

Espero que tenha acabado com alguns mitos e esclarecidos alguns pontos sombrios a respeito do alongamento.

Abraços e Bons Treinos!

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