sexta-feira, 26 de abril de 2013

Drop-set


DROP-SET

O drop-set é a técnica de intensidade mais difundida e utilizada, seja pelo sua efetividade ou pela praticidade de executar, vamos entender melhor como funciona essa técnica, como utilizá-la e aplica-la ao seu treinamento.

O drop-set consiste em uma determinada série executar o movimento normalmente para o número de repetições prescritos, em seguida retirar de 20-30% da carga e continuar a executar a série até a fadiga.

Por exemplo:
10 repetições com 100kgs.
Em seguida retirasse 30kgs
E executar quantas repetições conseguir com os 70kgs.

Essa técnica procura aumentar o tempo sobre tensão da musculatura, além de causar mais micro-lesões na musculatura.
Quanto você para de realizar um exercício por fadiga, significa que você não consegue mais produzir força suficiente para mover o peso, pois suas fibras rápidas já fadigaram, mas suas fibras lentas(que são mais resistentes) inda conseguem ser ativadas, mas não consegue realizar o movimento, por isso ao retirar uma parcela do peso você consegue continuar a realizar o exercício.

Existem diversas formas de realizar o drop-set, para ampliar a intensidade, como o drop-set duplo( fazendo 2 retiradas de peso), triplo( fazendo 3 retiradas de peso), etc.

Mas a grande questão do drop-set está em como aplicar no seu treinamento, minhas sugestão é que você comece a utilizar em exercício isoladores, como a rosca direta ou tríceps pulley, para acostumar seu corpo ao aumento de intensidade, e progressivamente aumentar o número de séries e complexidade dos exercício que você vai utilizar essa técnica.

Por exemplo:
1 semana: drop-set na última série da rosca direta
2 semana: drop-set em 2 séries da rosca direta
3 semana: drop-set em todas as séries da rosca direta

Após um período inicial você pode começar a aplicar o drop-set em movimentos mais complexos, como supino, remada e leg press.


Abraços e Bons Treinos!

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