segunda-feira, 1 de abril de 2013

O que devo fazer "Emagrecer ou ganhar massa muscular?"


A grande dúvida de todo aluno que entra na academia é: "devo emagrecer ou ganhar massa muscular?"

A eterna busca por um corpo ideal, deve começar primeiramente por essa decisão. Digo isso porquê independente da sua decisão você vai chegar no seu objetivo, mesmo que seja necessário algum tempo e alguns períodos de ganho de massa muscular, seguidos de períodos de perda de gordura. Mas é importante começar com essa decisão já que o melhor treino para hipertrofia, não vai fazer você ganhar massa muscular, se sua dieta não estiver de acordo, e o mesmo é valido para perder gordura.

-Dieta, Dieta e Dieta
É impossível atingir qualquer objetivo físico se sua dieta não estiver de acordo, acredito que o processo envolve uma orientação adequada( por isso a procura de um nutricionista é fundamental) e também por um processo de educação, aonde o aluno aprende o porquê de cada nutriente e formas de substituir, e poder "viver em dieta" sem tirar o prazer que o alimento e o convívio social com os amigos possa lhe trazer.

-Não existe suplemento mágico.
Não sou contra suplementos, mas é importante entender que o suplemento, vem complementar. E normalmente para quem não consegue ter uma alimentação equilibrada. Consumir suplementos não vai necessariamente fazer com que você tenha resultados mais rápidos e quem deve lhe indicar eles é o nutricionista.

-Não tem treinamento mágico.
É simples, apesar de existirem sim treinamento que lhe propiciem resultados mais rápidos, você tem que entender que seu corpo só pode reagir até uma certa velocidade, ou seja, se seu corpo só consegue "fabricar" 1kg de massa magra por mês, querer ganhar 5kgs, vai resultar em 1kg de massa magra e 4 de gordura.

-Aeróbio é importante, mas musculação e alongamentos também.
É comum o foco para quem quer emagrecer em fazer somente aeróbio, mas isso é um erro, pois aumenta a tendência a lesão e a problemas posturais, procure realizar um trabalho global.

-Exercícios para _____(queimar gordura e/ou ganhar massa)
Uma polêmica que envolve alguns exercícios, como abdominal para perder barriga, ou cadeira extensora para trincar as pernas,  ou ainda no outro extremo supino para ganhar peitoral e agachamento para ganhar glúteo.
Não existe exercício mágico e sim um treinamento, com exercícios dentro de um contextos, de séries, repetições, intervalos, associado a outros fatores como alimentação e descanso para lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

É isso ai pessoal espero que tenha conseguido esclarecer um pouco, conversem com seu professor.

Abraços e Bons treinos!

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