quarta-feira, 17 de abril de 2013

Progressão a chave para o sucesso!

Todos querem melhorar, estar com um físico melhor a cada dia, mais saudáveis, mais felizes. E no treinamento existem muitas formas de progredir o seu treinamento, e a progressão é o segredo para continuar sempre melhorando, vamos entender os diversos tipos de progressões que você pode fazer no seu treinamento.



Repetições:
Realizar com a mesma carga, 1 repetição a mais que no seu último treinamento, já corresponde a um aumento significativo de estimulo, por isso vamos supor que seu objetivo seja hipertrofia, você pode iniciar seus treinamentos com séries de 8 repetições e procurar com a mesma carga evoluir até chegar em 12 repetições, antes de fazer qualquer outra modificação.

Tempo:
O tempo de intervalo representa a sua capacidade de recuperação dos substratos energéticos na musculatura, existe uma zona ideal de intervalo para cada faixa de repetição, mas você trabalhando de 8-12 repetições, pode iniciar os treinamento com descansos de 90seg, e progredir até descansar somente 45seg.

Execução:
Se você modificar o padrão de execução de cada repetição pode significar um aumento significativo do tempo que você deixa a musculatura sobre tensão, por exemplo se você demorar 1 seg na subida e 1 seg na descida do peso, realizando 10 repetições a série durará 20seg. Se você realizar 1seg na subida e 2 seg na descida a série durará 30seg, ou seja, um aumento de 50% no tempo.

Carga:
O método mais comum, mas nem sempre o melhor. Apesar de ser comum aumentar 1-5kg nas séries, ocorre que o aluno muitas vezes modifica todos os outros contextos (realizando repetições pela metade, aumentando o tempo de descanso ou com um execução pior que antes), nem sempre portanto representando uma real progressão.

É importante sempre traçar uma periodização que será o seu norte de evolução durante um período de tempo, e a parir daí traçar metas e observar a sua evolução tanto no físico quanto no treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário