Quando realizar os isolados antes dos multi-articulares?

Uma pergunta simples que normalmente é encarada como nunca, mas existem situações onde realizar os exercícios isolados antes dos movimentos multi-articulares pode lhe ajudar a desenvolver novos ganhos. Vamos entender melhor quando isso pode ser usado.
Tradicionalmente dizemos que os exercícios isolados servem para complementar o treinamento, e que os exercício multi-articulares são os que promovem os maiores ganhos, e isso é verdade, mas é possível que uma eventual modificação nesse dogma seja benéfica em alguns casos.
1- O aluno não ativa a musculatura-alvo
Colocando movimento isolados antes dos multi-articulares conseguimos dar uma maior consciência corporal para o aluno, ajudando ele a ativar melhor a musculatura que queremos enfatizar.
2- O aluno tem um desenvolvimento muito grande de uma musculatura
Supondo que você treine peito e ombro no mesmo dia, mas você tem um desenvolvimento de peitoral muito grande mas em compensação precisa melhorar seu ombros, é possível iniciar seu treinamento pelos ombros, para enfatizar essa musculatura.
Dessa forma iniciando o treinamento por ela você irá ter mais energia e mais força nos movimentos de ombro (obviamente que os movimentos de peitoral vão ter suas cargas diminuídas).
3- Troca de estimulo
Após muitos anos treinando, seu corpo precisa de novos desafios, um deles pode ser a troca de sua rotina de treinamento, e inverter a ordem dos exercícios pode lhe gerar novos ganhos, mas é importante não fazer isso de maneira totalmente aleatória e sim bem planejada e controlada para continuar a obter ganhos.
É importante sempre avaliar o que está dando certo no seu treinamento, e esperar resultados diferentes do mesmo treinamento é loucura, procure sempre ajustar seu treinamento de acordo com seu desenvolvimento individual.
Abraços e Bons Treinos!
Comentários
Postar um comentário