quarta-feira, 5 de junho de 2013

Abdominal: Como treinar?

Todos desejam ter um abdômen forte e definido, e como treinar essa musculatura é uma dúvida muito frequente que assombra não somente alunos como treinadores também. Como devemos treinar a musculatura do abdômen? Ela é igual todas as outras? Ela é diferente? Que cuidados devemos ter para desenvolvermos o abdômen que tanto sonhamos? Vamos entender...

A musculatura abdominal é como qualquer outra musculatura que deve ser estimulada para adaptar-se, existem duas afirmações comuns nas academias:

-O abdômen é fibra lenta por isso podemos treinar todos os dias.
Sim, o abdômen(na verdade as diversas musculaturas dessa região) de maneira geral tem uma maior predominância de fibras lentas, o que não quer dizer que você deve treiná-lo todos os dias. Você deve estimular a musculatura e dar tempo para ela se recuperar, por isso é importante analisar qual estratégia que será adotada, você pode treinar essa musculatura mais frequentemente se em cada treinamento "focar" em uma musculatura, por exemplo em um dia oblíquo(parte lateral) e no outro o reto(parte frontal), ou realizar todos os exercícios em um mesmo dia, de maneira geral se treinar da primeira forma sugiro no treinar no máxima 4x por semana e da segunda forma no máximo 3x por semana.

-Devemos fazer séries de altas repetições para o abdômen por ele ser mais fibra lenta
O abdômen e diversas outras musculaturas do seu corpo são mais fibras lentas, mas nem por isso você treina seu bíceps ou panturrilha fazendo séries de 50 repetições, correto? Você deve treinar o abdômen como qualquer outra musculatura, e por isso devemos planejar nosso treinamento e se ele exigir séries de mais repetições vamos procurar focar em séries de até 20 repetições.

Existem ainda afirmações malucas como:
-Fazer abdominal vai aumentar a barriga(MENTIRA)
-Abdominal vai transformar a gordura em músculo(MENTIRA)
-Abdominal para queimar a barriga(MENTIRA)

As principais funções do abdômen se referem a estabilização do abdômen, rotação do tronco e flexão do tronco, por isso devemos sempre buscar trabalhar em todas essas esferas de movimento, por isso inclua sempre em seu treinamento ao menos um de cada um desses movimentos:

-Abdominal Infra, Reto ou Oblíquo
-Ponte Ventral, Lateral, Em X ou Inversa
-Rotação do tronco ou Estabilizações de Rotação Isométricas(Pallof Press).

E é importante sempre esclarecer essas fatos para que você leitor do blog não esteja se lesionando em busca do abdômen que tanto deseja. E lembre-se que só será possível observar seu abdômen no espelho se você estiver com o percentual de gordura baixo, para homens entre 8-12% de gordura.

Abraços e Bons Treinos!

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