quarta-feira, 19 de junho de 2013

Elevação Lateral vs Desenvolvimento

Quando imaginamos um treinamento de ombros, logo pensamos nesses dois exercícios, ambos de extrema valia e muito importantes para o desenvolvimento das musculaturas que compreendem a articulação do ombro, mas vamos entender um pouco melhor o como utilizar esses exercícios em seu treinamento.

Primeiramente é importante dizer que devemos realizar ambos exercícios no seu treinamento, acredito que raramente e salvo em alguns caso devemos não incluir nenhuma varição desses dois exercícios.

Elevação Lateral
É um movimento que trabalha as musculaturas do ombro de uma maneira mais distribuída, dando um estímulo a parte frontal, posterior e principalmente a parte lateral. Como não existem muitos movimentos que foquem na parte lateral, fica quase impossível retirar esse exercício do treinamento.
Por ser um exercício isolador, normalmente, não se trabalha com repetições muito baixas(5-8) e seu trabalho pode ser feito utilizando diversos tipos de equipamentos.
Uma sugestão simples é que esse movimento deve ser feito com uma postura limpa, sem roubar, e principalmente sem deixar a musculatura do ombro relaxar ou pegar impulso em sua execução.

Desenvolvimento
Um movimento extremamente funcional, o empurrar para cima, mas que muitas vezes é realizado incorretamente. Vejo em muitas academias uma execução onde o aluno se inclina para trás, realizando quase um supino inclinado em pé, o ideal é estabilizar a coluna e as escapular, mantendo os joelhos flexionados e abdômen contraído para focar ao máximo a execução na parte frontal dos ombros.
É possível realizar muitas variações, com repetições mais curtas ou ainda com impulso das pernas para realizar de maneira mais explosiva e com mais carga, por ser um movimento multi-articular, podemos trabalhar em quase zona de repetições, desde resistência muscular(15-20) até trabalhar como um movimento de força pura(1-3).

Quanto a ordem:
Você pode começar por qualquer um dos exercícios, mas se trabalhar com baixar repetições no desenvolvimento e altas na lateral, comece pelo desenvolvimento. Se você precisar focar o trabalho na parte lateral, comece pela lateral.

Quanto ao equipamento:
Você pode trabalhar em máquinas, pesos livres, elásticos, mas é fundamental fazer com que o trabalho tenha um raciocínio lógico, se você for trabalhar com desenvolvimento de força é ideal trabalhar com pesos livres, se seu objetivo é resistência você pode optar por elásticos, se for trabalhar além da fadiga muscular utilize máquinas.

O mais importante e sempre conversar com seu professor para que seja possível desenvolver o melhor trabalho possível.

Abraços e Bons Treinos!

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