sexta-feira, 14 de junho de 2013

Esqueça a duração do treino!

Todos já ouviram falar que não se deve treinar mais de 1hr por dia, mas você já ouviu alguém dizer que não se pode fazer menos de 50min? O que vamos observar hoje é que a duração do treinamento é um fator importante mas para alunos avançados talvez estejamos engessando de mais o treinamento.

Para os praticantes de musculação, os professores, costumamos dar diretrizes muito amplas, é que por muitas vezes acabam ignorando alguns aspectos importantes. O ponto que vamos tratar hoje diz a respeito do volume de treino versus o tempo de treino.

Vamos supor que você realiza 6 exercícios para 4 séries de 12 repetições. Cada série dura 1min, com 1 min de descanso. Resultando em 2 min por série, vezes 4 séries = 8min por exercício, vezes 6 exercício = 48min de treino.

Você realizou um ótimo treinamento, deu o descanso adequado entre as séries e fez um bom volume de treino.

Imaginando então que esse treinamento era de bíceps e tríceps, e você fez em formato bi-set, sem descanso entre as séries. 6 exercícios para 4 séries de 12 repetições. Cada série dura 1min, mas você realiza todas as séries sem descanso. Resultando em 1min, vezes 8(2 exercícios) = 8min por bi-set, vezes 3(bi-sets), ou total de treino 24min.

Você realizou um ótimo treinamento, deu o descanso adequado entre as séries e fez um bom volume de treino.

Agora, por quê seu treino deu menos de 30min, você deverá fazer o dobro para completar 1hr? Não. Esse segundo treinamento pode ser considerado até mais intenso que o anterior do ponto de vista metabólico, ambos buscando promover hipertrofia (de formas diferentes), mas não é porquê o tempo de duração dele foi menor que você deve aumentar o volume.

É preciso desapegar-se da orientação de duração do treino, quando realizamos treinamentos circuitados ou com pouco ou nenhum intervalo de descanso, dessa forma você não irá causar um excesso de estimulo que vai ser prejudicial aos seus ganhos.

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