quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dor Muscular Tardia

Com certeza você já treinou algum dia e ficou com a musculatura dolorida, esse fenômeno não é exclusivo do treinamento resistido, mas com certeza ocorre com maior frequência nos praticantes de musculação. Por isso vamos entender melhor esse processo.



A dor muscular tardia é originada principalmente pelo processo inflamatório e não pela acido lático(ouço muito isso), o acumulo de ácido lático dificulta a execução do exercício e causa a sensação de que a musculatura está queimando, mas ela é removida quase que completamente em apena 30min pós treino.

A dor muscular tardia é um indicativo que o treinamento que você realizou produziu micro-lesões na sua musculatura e gerou um processo inflamatório. O que pode parecer um excelente sinal de que o treinamento foi produtivo em excesso pode indicar que seu treinamento foi prejudicial ao seu corpo.

Vamos deixar claro que não necessariamente você deve ficar dolorido após um treinamento de musculação, mas como devemos sempre buscar superar nossos limites é normal que eventualmente isso ocorra. O que não devemos é buscar desenvolver essas dores intencionalmente aumentando sempre a intensidade e volume do treinamento, achando que NO PAIN NO GAIN.

Uma dor leve durante a contração:
Se você treinou uma musculatura ontem e hoje você sente uma leve dor na musculatura ao contrair ela, excelente você deve ter treinado de maneira adequada essa musculatura.

Uma forte dor durante a contração:
Da mesma forma se você ao contrair uma musculatura, parece que tomou um choque, você deve e preocupar com seu treinamento e procurar rever qual foi o estimulo extra que te causou isso, e procurar reduzir para sentir somente uma leve dor.

Uma forte dor ao realizar outros movimentos:
Se você sentir dor no ombro ao caminhar você exagerou no treinamento. Reduza seu volume e intenidade de treinamento, pois além de estar propenso a lesionar a musculatura do ombro é provável que esteja desenvolvendo um desgaste desnecessário da articulação.

Dor ao tocar:
Normalmente quem treina muito pesado chega nesse nível, a dor ao tocar e até um certo inchaço mais duradouro da musculatura parecem os perfeitos sinais de um treino excelente, mas indicam na verdade que você gerou muitas micro-lesões e seu corpo está fazendo o possível para que você não lesione mais a musculatura-alvo, é importante lembrar que não somente se recuperar do treino mas o objetivo é super-compensar e melhorar.


Espero que tenha esclarecido um pouco melhor sobre a dor tardia e seu papel no treinamento.

Abraço e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário