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Mostrando postagens de Setembro, 2013

Melhorando a sua Recuperação

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Todo resultado do seu treinamento, provém da sua recuperação. Ou seja, o treinamento é o estimulo que gera um desgaste que é compensado e supercompensado com o descanso, gerando os aumentos de volume e força muscular. Mas o que você pode fazer para melhorar a sua recuperação? Vamos entender como você pode hoje mesmo começar a ter mais resultado com o mesmo esforço na academia.

Pare de Inventar Exercícios

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Cada dia eu vejo alguém inventando um exercício novo na academia, esperando por resultados maravilhosos, que um treinamento bem planejado com exercícios tradicionais aparentemente não conseguiriam trazer.

Diferentes Execuções para Mais Resultado

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Esse é um tópico muito pouco discutido nas academias, pois popularmente o "quanto mais peso melhor" é empregado em todos as aspectos. Mas vamos discutir um pouco outras estratégias que você pode estar utilizando para potencializar seus exercícios.

1  - Mais rápido
Você pode abordar uma série procurando trabalhar de maneira mais explosiva possível, com a velocidade de subir o peso rápida e o retorno rápido ou controlado. Essa opção vai procurar trabalhar as fibras mais anaeróbicas, por tanto a fadiga deve acumular rapidamente.

2 - Mais devagar
A abordagem contrária também é valida, procurar executar um exercício mais lentamente, procurando sentir qual musculatura aquele exercício esta trabalhando é extremamente válido, nessa técnica a carga com certeza deverá ser mais baixa que na técnica anterior. Se imaginarmos uma série de 20 repetições rápidas (1seg para subir 1 seg para descer = total 40seg), nessa técnica podemos imaginar que uma série de 8 repetições( 2seg para subir 3 …

Entenda seu treino

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Eu devo ser o Personal Trainer mais chato do planeta Terra. Eu explico para meus alunos o porquê de cada exercício e o que ele deve sentir durante o exercício, e encorajo eles a me perguntarem sobre tudo que eles ouvem falar sobre treinamento físico. Acredito que quanto mais você sabe sobre o que está fazendo maior a sua confiança que terá resultados, e isso se converte a um maior comprometimento que vai fazer você alcançar seus objetivos. Por isso vamos entender alguns pontos que você deve considerar no seu treinamento e procure entender o porquê de cada um.

Como aumentar a carga no supino, agachamento, terra, remada...

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Quando falamos de força é importante diferenciá-la de tamanho muscular. Uma musculatura maior significa um maior potencial de força, mas é possível através de outros fatores aumentar sua força sem aumentar o volume muscular. Isso é benéfico para diversos esportes onde existem classes de peso e para você que só busca estética também, já que quando maior a carga(dentro de uma execução adequada) maior o estimulo para hipertrofiar, além de claro você falar para seus amigos o quanto você levanta no supino.

Pequenos Desafios para Grande Hipertrofia

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Todo nosso dia-a-dia envolve algum aspecto mental e com nosso treinamento isso não poderia ser diferente. Acredito que muitas vezes impomos limites psicológicos a nossa própria capacidade, limitando portanto o que conseguiríamos fazer e nossos resultados.

Por isso vamos falar um pouco de uma metodologia pouco utilizada mais muito útil: o finisher.