sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Diferentes Execuções para Mais Resultado

Esse é um tópico muito pouco discutido nas academias, pois popularmente o "quanto mais peso melhor" é empregado em todos as aspectos. Mas vamos discutir um pouco outras estratégias que você pode estar utilizando para potencializar seus exercícios.

1  - Mais rápido
Você pode abordar uma série procurando trabalhar de maneira mais explosiva possível, com a velocidade de subir o peso rápida e o retorno rápido ou controlado. Essa opção vai procurar trabalhar as fibras mais anaeróbicas, por tanto a fadiga deve acumular rapidamente.

2 - Mais devagar
A abordagem contrária também é valida, procurar executar um exercício mais lentamente, procurando sentir qual musculatura aquele exercício esta trabalhando é extremamente válido, nessa técnica a carga com certeza deverá ser mais baixa que na técnica anterior. Se imaginarmos uma série de 20 repetições rápidas (1seg para subir 1 seg para descer = total 40seg), nessa técnica podemos imaginar que uma série de 8 repetições( 2seg para subir 3 seg para descer = total 40seg) tem um estimulo de tempo sobre tensão igual.

3 - Maior foco
Em alguns movimentos, como por exemplo barras paralelas, é possível executar de diversas formas para procurar focar-se mais em uma ou outra musculatura, mas quando nos aproximamos de uma posição de fadiga é comum vermos alunos simplesmente indo pelo movimento. Se o seu objetivo for estimular somente o tríceps por exemplo, o ideal é se manter na posição que estimule mais o tríceps(corpo em uma posição mais vertical, cotovelos próximos do corpo) e ao fadigar nessa posição parar o exercício.

4 - Maior técnica
Quando um aluno iniciante vê alguém realizar um supino ou um agachamento, logo imagina que o movimento é muito simples de fazer, mas na verdade existem centenas de pequenos detalhes que devemos nos preocupar, o agachamento por exemplo, devemos nos preocupar com posição dos pés, afastamento lateral, coluna, mãos na barra, profundidade, etc. Por isso em alguns movimentos é importante sempre realizarmos algumas séries afim de melhorar a eficiência e segurança no movimento.

5 - Mais Carga
É importante sempre tomar um certo cuidado com a carga, afim de não se lesionar ou tornar um exercício X em Y, como por exemplo, transformar uma puxada em uma remada. Mas utilizar por exemplo repetições roubadas como técnica de intensidade é um principio válido, que pode ser utilizado em seu treinamento afim de gerar mais torque e mais sobrecarga nas musculaturas.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse tópico tão importante e a próxima vez que você for fazer um exercício fazer você pensar: "Qual é o meu objetivo nessa série?"

Abraços e Bons Treinos!

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