segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Melhorando a sua Recuperação

Todo resultado do seu treinamento, provém da sua recuperação. Ou seja, o treinamento é o estimulo que gera um desgaste que é compensado e supercompensado com o descanso, gerando os aumentos de volume e força muscular. Mas o que você pode fazer para melhorar a sua recuperação? Vamos entender como você pode hoje mesmo começar a ter mais resultado com o mesmo esforço na academia.


 1- Sono
Dormir bem é fundamental, e  muitas vezes nós não conseguimos dormir com a qualidade ou quantidade necessária para uma recuperação ótima. Por isso é importante procurarmos melhorar nosso sono, você pode optar por diversas alternativas: tentar dormir mais cedo, procurar se isolar de qualquer tipo de luz ou barulho logo antes e durante o sono e procurar tirar sonecas de 30min durante o dia, irão fazer maravilhas pela sua recuperação.

2- Volta a calma
Logo após o treino você corre para tomar um banho e ir trabalhar? É importante incorporar uma volta a calma no final do seu treinamento, isso lhe ajuda a diminuir os níveis de estresse logo após o treino, o que vai lhe ajudar a relaxar e conseguir se recuperar um pouco melhor. Essa dica é mais importante ainda se você treina logo antes de dormir, realizar um leve relaxamento, com respiração e alongamentos, vai lhe ajudar a aumentar a qualidade do seu sono.

3- Condicionamento
Apesar do treinamento em si ser anaeróbio, a recuperação entre as séries e entre os treinos é impulsionada pelo metabolismo aeróbio(sim, você é um ser predominantemente aeróbio durante o repouso), por isso quanto mais condicionado o atleta melhor sua recuperação. Vale a pena investir algum tempo do seu treinamento semana para melhorar seu condicionamento físico geral, através de treinamento resistido ou mesmo aeróbio. Isso foi ser feito com alguns exercício em bi-set, tri-set, circuito, ou corridas,bike,natação programadas para nenhum atrapalhar o estimulo do outro.

4- Alimentação
Sempre que pensamento em alimentação, a primeira coisa que vem a mente é suplementação pós-treino, mas a alimentação pré-treino é tão fundamental quanto a pós-treino, mas acima de tudo isso vem a sua alimentação como um todo. De nada adianta todos suplementos Top do mundo se sua alimentação não lhe ajudar.

5- Massagem
Essa técnica ajuda a transportar mais nutrientes para a musculatura, e você mesmo pode realizar essa massagem, com as mãos com o auxílio de uma bolinha ou rolinho de massagem. Isso vai ajudar não somente no processo recuperativo mais também em relação a dor tardia e possíveis problemas posturais.

Lembrem-se de investir tão pesado no seu treinamento quanto na recuperação. Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário