segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pequenos Desafios para Grande Hipertrofia

Todo nosso dia-a-dia envolve algum aspecto mental e com nosso treinamento isso não poderia ser diferente. Acredito que muitas vezes impomos limites psicológicos a nossa própria capacidade, limitando portanto o que conseguiríamos fazer e nossos resultados.

Por isso vamos falar um pouco de uma metodologia pouco utilizada mais muito útil: o finisher.



Como a própria palavra implica seria um finalizador do treinamento, essa técnica é aplicada no último exercício a ser realizado no dia, como forma de chocar aquela musculatura, além de tipicamente aumentar o aporte sanguíneo na região melhorando assim a recuperação.

Existem diversas formas de realizar essa técnica, por isso vamos ver as mais populares:

Peso Corporal x Número Fixo.
Podemos escolher algum exercício com o peso corporal, como barras fixas, flexão ou agachamento, e estabelecermos um número de repetições que devemos fazer no total, tradicionalmente um número redondo como 50 ou 100. E iremos procurar realizar esse total de repetição o mais rápido possível, podendo portanto realizar séries de 20 e ir diminuindo conforme a fadiga se aproxima(ex:flexão de braço), ou realizar séries de menos repetições com descansos menores(ex:barra fixa).

Circuito
No último exercício do dia você pode realizar um mini-circuito de exercícios que trabalhem somente aquela musculatura, um exemplo disso seria em um dia de ombro, realizarmos por exemplo: elevação lateral, elevação frontal, remada alta e desenvolvimento.

Primeiro exercício novamente
Essa técnica muito utilizada por powerlifters, onde selecionamos o primeiro exercício realizado no dia, normalmente um dos exercícios competitivo o supino, terra ou agachamento, e realizamos ele novamente em séries e repetições diferentes das iniciais, procurando sempre realizar mais repetições (quem busca hipertrofia pode utilizar repetições de 15-20).

Técnica de intensidade ao extremo:
Um outro modo de aplicar essa técnica é selecionar a última série do último exercício do dia e realizar um drop-set quadruplo(ou outra técnica de intensidade), ou seja, você vai reduzindo de 20-30% da carga e realizando quantas repetições conseguir até o peso da máquina ficar nulo.

Espero que utilizam esse tipo de técnica com cuidado e não abusem da sua utilização, sempre realizando-as por no máximo 3 semanas e fazendo a 4 semana sem técnica nenhuma.

Abraços e Bons Treinos!

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