sexta-feira, 11 de outubro de 2013

25 lições da academia: Parte 1

Caros leitores, hoje é meu aniversário, e para comemorar vou fazer um post divertido, sobre 25 lições que aprendi recentemente na academia, e espero que vocês consigam se identificar e aprender um pouco:

1: Execução adequada é pouco valorizada
Quando digo isso me refiro não somente aos alunos, mas aos professores também.É necessário rever os conceitos de ensino na academia, aumentar o cuidado ao ensinar movimentos como o agachamento e terra que colocam o aluno em risco de lesão de não realizados adequadamente.

2: No Pain No Gain No Brain
A velha frase do sem dor sem ganho, começa a ganhar novos limites. Recentemente vi um aluno fazendo 4-5 exercícios de bíceps em uma academia, com o maior esforço do mundo, utilizando 14-16kgs em uma rosca alternada, sendo que acredito que o ideal seria em torno da metade daquilo. Além disso todo esse esforço combinado a um treinamento totalmente inadequado, o pior? O professor da academia montou um treinamento correto para ele, o aluno simplesmente não seguia.

3: Aluno PHD(pós-doutor) em treinamento via internet
É comum observarmos alunos (QUE ACHAM) que sabem mais que os professores na academia, eles tem a mais variada formação em área não correlacionadas a saúde e fizeram seus phd´s em fóruns da internet ou que ouviram alguém falar. Apesar de eu não sofrer com tal problema, acredito que se faz necessário destacar que o professor da academia estudou muito para poder realizar o seu treinamento, e que mesmo que você tenha suas opiniões você deve conversar com ele e jamais menosprezar o conhecimento do mesmo.

4: Circo Funcional
Nos dias atuais o treinamento funcional caiu na rotina, todos realizam algum tipo de movimento "funcional" em seus treinamentos. Com isso alguns entusiastas estão se superando nas invenções, e não estou me referindo a novos equipamentos ou modalidades. A criatividade humana supera-se onde realizar por exemplo uma remada serrote com a mão de apoio na bola(sim somente a outra mão na bola) transformou-se em um movimento funcional.

5: 8 ou 80 na execução
Quando pensamos em filosofias de treinamento, podemos observar algumas com execuções mega lentas, concentradas, com muita conciencia corporal e carga baixa, por outro lado, vemos outras com cargas elevadas, execuções roubadas, e saúde articular zero. Você quer resultados a curto, médio e longa prazo? Procure acha o equilíbrio entre ambas.

6: Medo dos exercícios
A valorização das máquinas é evidente, onde a academia com máquina mais bonita é a melhor. Nessa mesmo onda está a questão da valorização dos movimentos nas máquinas e isolados em detrimentos dos multi-articulares e livres, por isso é comum observarmos alunos realizando cadeiras extensoras com toda carga da máquina e não sabendo realizar um agachamento.

7: Postura? O que é isso?
Todas as pessoas possuem algum desvio postural ou falta de mobilidade(que gera uma postura inadequada durante a execução de um movimento). Causado por algum encurtamento, falta de força, genética ou hábitos inadequados. A verdade é que você consegue treinar, ficar mais forte, aumentar sua massa muscular, emagrecer, tudo isso sem melhorar sua postura. Mas também é verdade que você vai se lesiona no caminho, vai sentir dor e desconforto na articulações, especialmente lombar, joelhos e ombros. Dedique-se a uma reeducação completa, você que é novo pode achar bobagem ou parecer desnecessário mais acredito que é melhor que viver com dor quando ficar mais velho.

8: Orientação Adequada
Recentemente encontrei um grupo de amigos que treinava comigo na época que eu era competidor, durante o treino que realizamos fomos lembrando como treinávamos na época. Nós eramos muito mal orientados, os treinadores nos diziam para fazer treinos absurdos, mas nós realizamos todos, afinal se mandassem bater a cabeça na parede para melhorar nós iriamos bater a cabeça até desmaiar.
Quando somos muito dedicados e comprometidos a um objetivo, costumamos seguir cegamente em busca dessa meta, tome muito cuidado com tudo que você realiza e tenha medo de progredir lentamente, tenha medo de ficar parado.

Esse post continua em mais 2 etapas... Espero por vocês.

Abraços e Bons Treinos!

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