segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tempo para Evolução

Uma pergunta muito frequente dos alunos é em quanto tempo alcançarei meus objetivos. Além de depender obviamente de qual é o objetivo do aluno ( ganhar massa muscular, emagrecer, performance, etc.) depende principalmente do quanto ele quer evoluir (perder 2kgs é mais rápido que perder 40kgs). Mas vamos entender alguns fatores importantes que devem ser imaginados quanto fazemos uma projeção de evolução.

-Limite Mensal de Melhora
Utilizei a expressão mensal, mas poderia me referir a diário ou anual. A questão é que seu corpo precisa de tempo para se adaptar, e você não consegue fazer muito para acelerar esse processo. Além de treinar direito, alimentar-se corretamente e descansar, todas as outras técnicas imagináveis vão lhe dar pouca vantagem. Vamos supor que seu objetivo seja emagrecer: é importante entender que você não engordou tudo em um dia e não será em um dia que você perderá tudo. É melhor começar hoje e já estar um dia mais próximo de seu objetivo.

-Constância e Imprevistos
O fator mais importante no treinamento está relacionado a sua dedicação nele, você precisa cumprir com o que está estabelecido, ou seja, se você se compromete a treinar 4x por semana, mas só treina 2x, com certeza seus resultados estarão prejudicados. Obviamente que existem imprevistos e é possível que você perca 1-2 treinos, mas procure repor esses treinos treinando aos sábados por exemplo, lembrando que um treino sub-ótimo é melhor do que nenhum treino.

-Sub-ótimo e Ótimo
No exemplo anterior citei como um treino sub-ótimo é melhor que nenhum treino, mas é importante tornar isso o menos frequÊnte possível e procurar desenvolver sempre o melhor que puder em cada treinamento, ou seja, dedique-se ao máximo e procure realizar exatamente o que necessita e sempre com o maior empenho e concentração para realizar uma execução adequada com o máximo de carga possível.

-Gostar e Precisar
Todos nós temos nossos exercícios favoritos ou partes corporais que gostamos mais de treinar, mas é preciso separar o que gostamos do que precisamos fazer, você pode gostar de fazer supino reto, mas tem que saber da importância de variar e eventualmente até tirar o supino reto do seu treinamento para que a longo prazo você possa ter um melhor desenvolvimento.

-Avaliação e Mudança de Estratégia
É muito importante avaliar com certa frequência seus resultados, para que seja possível verificar o mais rapidamente possível se o seu treinamento esteja funcionando como esperado e caso não esteja mudar a estratégia o mais rapidamente possível para não ficar insistindo em algo que não esteja lhe dando resultados positivos.

Abraços e Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário