terça-feira, 29 de outubro de 2013

Top 5 erros de quem quer começar a correr

Antes de mais nada é importante ressaltar que o treinamento aeróbio não serve somente para gastar kcal com o objetivo de emagrecer, mas é fundamental para uma saúde cardiovascular e deve ser utilizar em menor ou maior quantidade em qualquer programa de treinamento em determinados momentos, com o intuito de elevar a capacidade cardiorespiratório e recuperativa do individuo.

O maior erro quando pensamos em treinamento aeróbio se da em questões simples e por isso irei comparar exemplos do treinamento resistido com o treinamento aeróbio.



-Você não começa a musculação treinando todos os dias
E também não deve pensar em correr todos os dias, o treinamento nada mais é que um estímulo e você necessita de tempo para recuperar-se dele afim de melhorar.

-Você não começa levantando 100kgs no supino
Por isso você também não deve começar dando tiros de 100m ou fazendo intervalados de 20seg, pois você ouviu que treinamento de alta intensidade gasta mais kcal, é verdade, mas também é verdade que você precisa aprender a correr antes de tudo.

-Você não começa fazendo 10 exercício para peito
E por isso também não deve começar fazendo um volume de treinamento aeróbio gigante, é comum as pessoas imaginarem que se não fizer 1hr o trabalho não vale de nada, ou que no mínimo 30min para começar a queimar gordura, é tudo bobagem. Em qualquer volume você estará queimando gordura, procure sim acumular 150min semanais, como forma de garantir os benefícios cardiovasculares, mas nada impede que você comece com 15-20min de treino.

-Tudo em um só dia
É o que parece ser moda nas academias, influenciar os alunos a fazerem 5 aulas de ginástica, musculação e corrida tudo em um só dia. O objetivo é desenvolver um trabalho equilíbrado e que proporcione resultados. Não pense que é necessário fazer tudo em um só dia e passar 5hr na academia. Procure reduzir seu tempo na academia em no máximo 1h ou 1h30min. Dessa forma você conseguirá manter uma intensidade elevada, e procure separar na medida do possível o treinamento aeróbio do resistido.

-Você simplesmente acredita que seu modo é melhor
Uma prática comum é acreditar que seu modo de treinar é o adequado, é verdade que você precisa ter confiança em seu treinamento, mas humildade de aprender com outros métodos. Por isso se você melhorou muito correndo devagar e constante, não pare com esse método, mas também tente incluir em sua rotina outros estímulos como corridas intervaladas e em outros terrenos.

Abraços e bons Treinos!

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