segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Qual carga utilizar?

Uma pergunta muito frequente é qual a carga que devemos utilizar durante os exercícios, e para dar a resposta nínguem melhor que o 8x Mr. Olympia Ronnie Coleman: "light weight"(pesos leves)
NOTA: conforme você pode perceber no video os pesos não são leves, mesmo para ele.

A questão que quero expor no dia de hoje é que você deve procurar trabalhar com a carga máxima que você consegue em cada exercício, não importando se essa carga é 5kg ou 500kg.

Grandes Movimentos:
Existem diferentes tipos de exercício no seu treinamento, exercício existe a possibilidade de mover muita carga, como agachamento, supino, remada, e a carga nesses exercícios deve ser sempre elevada dentro dos parâmetros de segurança.
Esses movimentos são mais apropriados para trabalharmos com "baixas repetições", ou seja, se você procura hipertrofia muscular, esses exercícios podem ser utilizados com séries de 1-6 repetições, procurando desenvolver força muscular absoluta, o que irá lhe ajudar nos outros movimentos.
Movimentos Acessórios:
São todos os demais movimentos de seu treinamento, e você deve utilizar cargas máximas neles também, mas não cargas que prejudiquem a execução do exercício ou ainda que não permitam que você faça todas as repetições do exercício. Se por acaso seu objetivo é 3x10, e vocÊ faz 1 série de 9 com 10kgs, com certeza deverá reduzir a carga para a próxima série, pois é improvável que faça 10 na segunda ou terceira série.

Circuito:
No treinamento em circuito nós podemos ter 2 tipos de utilização de carga:
- Onde o estimulo muscular é dominante
Nesse caso a carga deve ser ajustada a cada passada do circuito para permitir o máximo de estimulo muscular e se necessário reduzir a carga para realizar adequadamente a série, com os intervalos previstos.
- Onde o estimulo cardiovascular é dominante
Nesse caso a carga é baixa e o maior objetivo é realizar a transição de um exercício para o outro de maneira constante.

Conclusão:
Quando trabalhamos na musculação para o ganho de massa muscular ou emagrecimento(performance e força são diferentes) devemos trabalhar sempre no limite da musculatura, por tanto se você está trabalhando em um exercício que você deve fazer 10 repetições a carga não deve permitir que você realize 11.
Existe a polêmica da famosa "roubada", ou seja, o aluno utiliza uma carga que ele NÃO consegue fazer em boa execução e faz todas roubadas, isso é péssimo pois ensina padrões motores ruins e deixa o aluno mais propenso as lesões. 

Espero que isso possa esclarecer as dúvidas quanto a utilização das cargas.

Abraços e Bons Treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário