segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ombros: problemas e solução na busca por hipertrofia

A musculatura dos ombros é aquele tipo de musculatura que da um aspecto visual importante, dando a sensação de uma pessoa mais larga, maior. Dessa forma é o grande objetivo de muitos ter ombros grande, mas muitas vezes esse objetivo é frustrado, vamos entender como você pode desenhar melhor seu treinamento para alcançar esse objetivo.




Vamos entender primeiramente que nem todas as pessoas são iguais, por isso vamos abordar o que você pode fazer dependendo de qual é a sua situação atual.

1 - Você treinar ombros 1x por semana ( em um treino ABCDE )
Esse é o tipico aluno avançado que busca maior hipertrofia, mas esta estagnado. Nesse caso ocorre  que você apesar de dar 2 estímulos indiretos(treino de peito e treino de costas) e o estimulo direto, a musculatura dos ombros não estão reagindo.
A provável causa não se encontra no fato de você treinar pouco frequentemente já que ele recebe estimulo indireto, ocorre pois o volume do dia de ombro está muito alto. É provável que você já tenha aumentado o volume quando percebeu que os resultados estavam vindo muito devagar e é justamente o contrário que deveria ser feito. Procure manter esse treinamento com no máximo 6 exercício ( desenvolvimento e elevação lateral tem que estar presentes ).

2 - Você treina ombro juntamente com peitoral 2x na semana ( treino abcabc)
A causa não se encontra na divisão e nem no volume de treino e sim na frequência semanal, você está treinando muito frequentemente e não somente a musculatura dos ombros, mas todas suas musculaturas de maneira geral, isso vai fazer com que seu corpo tenha que se recuperar muito rapidamente o que normalmente não ocorre (a não ser que você tenha uma genética privilegiada), fazendo com que seus ganhos de maneira geral fiquem reduzidos.

3 - Você treina ombros junto com perna (abc ou abcabc)
Se você treina ombro junto com pernas posso garantir que não é a melhor divisão do mundo, mas se você faz isso em um treino ABC onde você treina 3x por semana, você irá ter algum sucesso, já que o intervalo entre os treino a, b, c propicia um descanso suficiente para manter a qualidade dos treinamentos, não importando nesse caso se você treina peito e tríceps ou peito e bíceps no treino A por exemplo. Mas se você treina 6x por semana, além de cair no mesmo erro do treino 2, é muito pior pois você estimula com muita intensidade 4x na semana(no treinamento de peito, e no próprio dia de ombro) fazendo com que você não consiga se recuperar e supercompensar.

Pense um pouco mais a respeito do seu treinamento de ombros, principalmente para evitar lesões que vai impactar diretamente em todos treinamentos de membros superiores.

Abraços e Bons Treinos!

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