terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

3 erros dos treinos abdominais

O abdominal é provavelmente uma das musculaturas mais enigmativas do treinamento,  cercada de mitos e treinamento mirabolantes. Antes de iniciar vamos apenas ressaltar que fazer abdominais não queima gordura da barriga, por tanto vamos melhor entender o que você pode estar fazendo errado no seu treino.

Erro 1: Muitas abdominais
Aposto que você já viu alguém falar que faz 50-100 abdominais, a verdade é que o abdômen é uma musculatura um pouco mais resistente que as demais, visto que você tem que estabilizar seu tronco durante o dia todo, e também que todos movimentos você realizar tem uma ativação abdominal também. Mas realizar séries de muitas repetições vai deixar você preso em um sistema de pouca evolução, que só vai te levar até um certo ponto no fortalecimento muscular, sendo portanto necessário aplicar outros estímulos.

Sugestão: procure variar as faixas de repetições do treino abdominal da mesma forma que você faz com seu treino normal, não se preocupe em realizar sempre muitas repetições, pelo contrário sugiro que procure realizar movimentos mais dificeis e com mais carga.

Erro 2: Todos os dias
Da mesma forma que aposto que você não faz bíceps todos os dias(ou ao menos não deveria fazer), você também não deve fazer abdominais todos os dias. Não é possível "isolar" uma musculatura da outra, por exemplo,  abdominal reto e abdominal obliquo, você acaba por estimular todas as musculaturas durante os movimentos abdominais. Apesar de ser possível que você trabalhe somente com um movimento em um dia e somente com outro em outro dia, é importante procurar dar descanso para essa musculatura também.

Sugestão: procure treinar o abdômen no máximo 3-4x por semana. Variando os estimulo ou realizando alguns movimentos na mesma sessão.

Erro 3:Sempre do mesmo
Se eu te falasse que você só vai poder fazer supino reto para desenvolver o peitoral, aposto que você ia sentir falta de realizar outros movimentos e também acharia que o trabalho estaria sendo "feito pela metade", isso ocorre com o abdominal quando o único exercício que você realiza é o abdominal reto, ou o infra.

Sugestão: Procure trabalhar seu corpo em todas as esperar de movimento, incluindo movimentos de rotação, flexão e estabilização do tronco, para trabalhar a musculatura abdominal.


Abraços e Bons Treinos!

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