terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Quando treinar em alto volume

Um dogma atual é que mais é melhor, e digo isso não somente para a quantidade de exercícios ou séries, mas as pessoas levam tal frase ao pé da letra para tudo na vida. Mas ao menos do treinamento mais nem sempre é o melhor, mas hoje vamos entender quando você deve treinar em alto volume e qual o objetivo desse tipo de treinamento.



O melhor treinamento para você é sempre o que você não está fazendo. Apesar de parecer brincadeira a moral por trás de tal afirmação é que se você treina no mesmo sistema a muito tempo, o simples fato de você trocar de sistema irá lhe gerar novos resultados.

Você deve treinar com alto volume: quando está a muito tempo treinando em um mesmo sistema, principalmente se o sistema for único, ab ou abc, trocar para um sistema que lhe permita treinar em maior volume, irá lhe ajudar a quebrar a monotonia de estimulo, mesmo que seja para após o período de 1 mês você retornar ao sistema antigo.

Quando treinamos com um volume fixo de treinamento, por exemplo 3 movimento para peito, 3 para ombros e 2 para tríceps, você pode perceber que depois de um tempo você faz o treinamento sem grande dificuldade, mesmo que você aumente a carga, diminua o descanso, troque os exercícios, etc.
Isso ocorre pois seu corpo além de estar acostumado com o estimulo está acostumado com o gasto energético, e recuperação entre  treinar para esse estimulo.

Você deve treinar com alto volume: para desequilibrar esse sistema, mesmo que você mantenha a sua divisão de treino constante procure eventualmente variar a quantidade de estimulo, por exemplo, em determinado mês você irá realizar um volume maior de movimentos para o peitoral, 5 ao invés de 3, e irá reduzir 1 movimento do ombro e no tríceps.

Algumas pessoas tem uma grande facilidade para desenvolver algumas musculaturas e dificuldade em outras, isso ocorre por muitos fatores, desde tipo de fibra, tamanho dos membros, etc. Realizar treinamentos com volumes mais elevados irá lhe ajudar a descobrir se eventualmente alguma parte corporal sua realmente precisa de mais estimulo para responder.

Você deve treinar com alto volume: se alguma parte corporal sua não responde igualmente as demais, idealmente você mudaria somente aquela porção do treinamento, para saber se realmente é a falta de volume que está fazendo a diferença, por exemplo, você mantem o volume igual em todos os outros treinamentos, inclusive como no exemplo acima os 3 de ombro e 2 para tríceps, apenas aumentaria o treino de peitoral, e avaliaria os resultados.

Eventualmente o estresse diário acaba consumindo grande parte da sua recuperação e treinamento frequentes acabam sendo dificeis pois você tem que dedicar muitos dias e horas por semana ao treinamento, a solução é normalmente treinamentos mais volumosos, para que você possa treinar menos frequentemente e ainda assim evoluir.

Você deve treinar com alto volume: se é um aluno avançado e não consegue ir mais que 3x por semana na academia, ou tem pouco tempo para treinar mas quer treinar 5-6x por semana, nesses casos o ideal é focar em poucos grupamentos e realizar muitas séries para que seja mais demorado a recuperação e supercompensação, para que um estimulo não fique tão distante do outro, que você acaba compensando e depois perdendo por falta de outro estimulo.

Esses são excelentes motivos para que você possa incorporar treinamentos de alto volume na sua rotina, experimente e evite dogmas, como realizar mais que 4 séries é excesso de treinamento ou desvantajoso, tudo isso depende de muitos fatores, e é importante estar sim atento aos sinais que seu corpo lhe da.

Abraços e Bons Treinos!

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