segunda-feira, 31 de março de 2014

7 piores erros no alongamento

Alongar pode não ser sua atividade favorita, mas é inegável que todos sabemos o quão importante é o alongamento, seja par aumento/manutenção da flexibilidade, seja para evitar problemas posturais ou simplesmente se sentir melhor.

Vamos então ilustrar os 7 piores erros que vemos comumente no alongamento:

1- Alongar frio
Para alongar adequadamente é necessário estar aquecido, isso não somente vai tornar o alongamento mais efetivo mas vai evitar lesões. Por isso esqueça aquela alongadinha que você faz antes de começar a correr, ou antes de começar a musculação.

2- Alongar o músculo treinado
Aposto que você já viu alguém após um treino intenso, começar a alongar aquela musculatura treinada, isso é péssimo. Quando treinamos as fibras musculares ficam um pouco mais contraídas que o normal, essas fibras são formadas pela actina e pela miosina, e elas estão ligadas, agora quero que você imagine, após um treinamento geramos diversas micro lesões, vamos imaginar que nossas musculaturas são como correntes. Se após um treinamento ela está um pouco danificada, e com o descanso ela se recupera melhor e mais forte, o que ocorre quando puxamos uma corrente que está danificada? Pioramos mais ainda a situação, ela vai ser mais danificada. E é exatamente isso que ocorre quando alongamentos, aumentamos ainda mais as micro lesões, fazendo com que demore mais tempo para nos recuperarmos.

3- Ficar balançando
Você já viu alguém que quando chega no final do alongamento começa a fazer movimentos de ir e voltar, forçando cada vez mais? Isso é péssimo pois ela está forçando através de um movimento forte e rápido, um alongamento maior e isso gera mais micro lesões e zero de benefício extra.

4- Alongar muito forte
Você já deve ter visto alguém que tem prazer com a dor do alongamento, que tem que ficar lá 10-15min em cada posição sofrendo o máximo possível. Isso também é contra-produtivo, é a mesma coisa que alguém gostar muito de musculação e querer fazer séries de 500 repetições. Existem protocolos pois eles foram testados e são tidos como o ideal para cada objetivo, procure manter até no máximo 3-5min cada posição e um desconforto mediano.

5- Alongar errado
É comum querer alongar uma determinada musculatura e procurar imitar alguém já muito flexível, mas não é dessa forma que desenvolvemos flexibilidade, precisamos sim adequar os exercícios ao nosso nível, se você não consegue alcançar a mãos nos pés, não procure ficar todo torto para conseguir pegar seu pé, mantenha a coluna alinhada e procure sentir o alongamento na musculatura alvo.

6- Alongar o que está machucado
Já viu alguém falar que é bom alongar um local machucado? Isso é  o pior que se pode fazer. Imagine que você tem uma ferida na pele, o melhor a fazer é cutucar ela com o dedo? Por tanto não adianta ficar mexendo naquele local e alongando, é necessário dar tempo para ela se recuperar, sem alongamento e sem musculação.
7- Nunca alongar
É muito raro alguém possuir hiperflexibilidade e não necessitar alongar nunca. Por isso, você ser humano normal, deve sim alongar frequentemente, de preferência de 2-3x por semana, as musculaturas que você não treinou no dia, 2-3 séries de no mínimo 30seg em cada posição. Para que seja possível manter suas musculaturas e articulações saudáveis.

Lembre-se que pior que não fazer é fazer errado, mas nesse caso além da estética estamos cuidando de nossa saúde.

Abraços e Bons Treinos!



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