segunda-feira, 24 de março de 2014

Drop-set: da teoria a prática

O drop-set é uma técnica de intensidade extremamente popular, e é muito comum observamos dezenas de praticantes de musculação utilizando essa técnica de maneira incorreta, por isso vamos esclarecer hoje como utilizar essa técnica de maneira segura e eficiente.

O drop-set funciona da seguinte maneira:
Você realiza a sua série normal, por exemplo, 10 repetições com 10kgs.
Em seguida, sem descanso, pega um peso com 20-30% menos carga, ou seja, 7kgs.
E realizar mais quantas repetições conseguir.

Essa técnica procura alcançar alguns pontos:
-Levar sua musculatura além do nível de fadiga normal.
-Deixar mais tempo sobre tensão a musculatura.

Para quem se destina?
Essa técnica é voltado para alunos intermediários ou avançados, você iniciante vai obter tanto ou mais resultados não realizando essa técnica, pois ela causa muitas micro-lesões e seu corpo ainda não está tão acostumado a lidar com isso. Além disso você corre sério risco de se lesionar devido a falta de coordenação ou utilização de musculaturas auxiliares para fazer o movimento.

Quando devo utilizar?
Você pode usar essa técnica de algumas formas diferentes, lembrando sempre de fazer essas adaptações de maneira progressiva:
-Incluir o drop-set na última série de um exercício de cada grupamento musculatura do seu treinamento(preferencialmente o último).
-Incluir o drop-set na última série de todos os exercícios do seu treinamento.
-Incluir o drop-set em todas as séries de um mesmo exercício do seu treinamento.

A utilização dessa técnica também deve ser feita de maneira progressiva, sugiro não mais que 4 semanas direto, seguido de um descanso de 1 semana de treinamento normal.

Algumas dicas:
-Procure utilizar o drop-set em séries com poucas repetições menos de 12 e preferencialmente menos de 8, dessa forma você colhe um pouco do benefício tensional e metabólico no mesmo exercício.
-Procure realizar essa técnica em máquinas, aumentando assim a segurança.
-Comece usando em exercícios isolados, também para aumentar a segurança.

Tomando cuidado e aplicando essa técnica de maneira progressiva, você só tem a ganhar no seu treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

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