quarta-feira, 19 de março de 2014

Porquê as máquinas estão estragando seu progresso

Aposto que você ao escolher uma academia, foi na academia mais bonita que seu orçamento permitia. Você chegou viu aquelas máquinas enormes, com monte de esteiras e equipamentos de musculação que você nunca viu na vida.

Quando um iniciante entra na academia é prudente e aconselhável que ele utilize em sua maioria exercício em máquinas, mas conforme você vai ficar mais avançado tem que ir "desmamando" dos exercícios nas máquinas.


O grande problema é que o EGO entra em questão:
-Você levanta mais kgs na máquina(ou pelo menos é o que aponta o número no tijolinho)
-Você acha que sente mais a musculatura sendo trabalhada
-É mais prático sentar na máquina que montar os pesos
-Você pensa que se a máquina existe é para substituir o exercício livre

1-Mais com o mesmo exercício
Ocorre que nos exercícios livres outras musculaturas são trabalhadas ao mesmo tempo que a musculatura primária, isso é muito claro ao pensarmos em exercícios como remada curva e cavalinho, onde a ativação dos eretores da coluna é fantástica, trabalhando por tanto mais ainda o grupamento "costas"

2-Todo corpo
Ao fazer um leg press você usa somente as pernas, e somente a extensão do joelho, já em um exercício como o agachamento muitas outras musculaturas trabalham, em especial o abdômen, além de o trabalho ser tanto de extensão do joelho quanto do tronco(ou seja o dobro do benefício).

3-Diferentes estímulos
Se você me der um par de halteres e barra, consigo montar infinitos treinamentos sem jamais repetir o mesmo tipo de estimulo, você pode mudar a pegada, a posição do corpo, dos pés, as alavancas, etc. Mas na máquina você só tem uma mesma postura e em algumas o máximo que vai conseguir fazer é mover o posicionamento das mãos.

Seu corpo precisa de desafio para evoluir, e mudar também faz parte desse desafio, procure ainda hoje mudar! Selecione um exercício que você realiza na máquina e tente fazer ele livre, lembre-se de ter cuidado com a postura e com a carga.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário