quarta-feira, 9 de abril de 2014

7 mitos dos iniciantes na academia

O número crescente de academias no Brasil, é proporcionalmente acompanhado por um número crescente de alunos. Que muitas vezes acabam sendo "educados" por outros alunos, e assim começa um mito do treinamento físico. Vamos então esclarecer alguns mitos e verificar se você não está sendo enganado por algum:

- Suplementos são superiores a comida
Suplementos são em sua maioria "alimentos desidratados" imagine que o whey protein concentrado é na verdade o soro do leite desidratado, a albumina é clara de ovo desidratada, etc. Existem sim outros compostos que são menos "naturais" mas a moral é que eles não são superiores, principalmente quando pensamos no fator micronutrientes e também na que eles servem para complementar sua dieta, ou seja, são uma pequena parte da sua dieta.

- Aeróbio para emagrecer
Na verdade, você precisa de dieta para emagrecer. O gasto energético durante uma caminhada ou corrida é muito pequeno se comparado ao quanto você consegue consumir. Por isso, para emagrecer é necessário complementar uma dieta adequada com exercício, aeróbio e anaeróbio(musculação) se você não quiser perder massa muscular.

- Eu faço X exercício para trabalhar a parte do músculo
Muito comum ouvir que peck deck trabalha a parte interna do peitoral e que rosca scott trabalha a parte de baixo do bíceps (ou cria um pico no bíceps). O músculo é "preso em duas pontas" quando você contraí, você aproxima as duas pontas. Por tanto no cabo do peitoral(olhe na imagem e observe o sentido das fibras), você vai perceber que ao contrair você vai aproximar o braço da linha central do corpo, ou seja, não existe forma de trabalhar somente a parte do meio do peitoral.




- Se não alongar antes/depois do treino vou me lesionar
Um mito muito popular e que ainda hoje vejo muitos educadores físicos recomendando essa prática. O alongamento não previne lesões, possuir uma musculatura em comprimento ideal pode sim fazer uma diferença, mas isso não é alcançado realizando um alongamento de 10seg antes ou depois do treinamento. Aqueça, treine e procure alongar as musculaturas que você não treinou no dia, para melhores resultados.

-Tenho que treinar todos os dias/3x por semana para obter resultados
A frequência de treinamento depende principalmente do seu nível de condicionamento, se você está iniciando hoje a academia vai se beneficiar mais de treinar menos frequentemente(3x por semana) e realizar treinamento que trabalhem o corpo todo. Mas se você já está treinando a muito tempo, vai ter que aumentar a sua frequencia de treinamento, pois chegará um momento(dependendo do seu objetivo) que treinar somente 1h, 3x por semana será pouco estimulo.

-A noite cortar os carboidratos
Muito comum ambos os mitos nutricionais, na verdade o cortar carboidratos a noite é uma estratégia que possuí um raciocínio lógico por trás, é dito que como você não vai gastar energia vai estocar como gordura, é esquecido porém que possuímos reservar de carboidrato(glicogênio), mas existem outros méritos que não vamos tocar se você deve ou não consumir, mas o ponto é que muitas pessoas treinam a noite, e logo após o treinamento você tem que consumir carboidrato e proteína, para repor os estoques de glicogênio, melhorar a sua recuperação e principalmente não acabar perdendo massa muscular.

-Cortar gordura da alimentação
Não estou recomendando que você coma frituras, ou comidas recheadas de gordura, mas o corpo humano necessita de gordura para produção hormonal, por isso cortar esse macronutriente não é o ideal. É necessário sim ter um consumo de gordura balanceado de acordo com sua dieta e de todos os tipos de gordura ( menos trans).

Com um pouco de informação, você já está no caminho de resultados melhores e mais rápidos. Lembre-se sempre de consultar um profissional antes de iniciar qualquer dieta e treinamento.

Abraços e Bons Treinos!







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