sexta-feira, 4 de abril de 2014

Porquê caminhar não emagrece

Aposto que você conhece alguém que está começando a fazer caminhada em busca de emagrecer ou mesmo já tentou essa abordagem, e com certeza não obteve sucesso.

Por isso hoje vamos entender melhor o porquê a caminhada, que é tido como um santo remédio para a população geral, não funciona.

Sabemos que o mais importante para emagrecer é o deficit energético (ou seja, gastar mais energia do que se ingere), e sabemos também que a fonte do qual essa energia gasta provém, também não interfere no resultado (ou seja, se você faz uma atividade que gasta carboidrato ao invés de gordura, não quer dizer que vai emagrecer menos).

Vamos imaginar um cenário que uma pessoa que pese 70kgs, onde ela vai:

Andar em passos rápidos por 1h = 220kcal
Correr em velocidade moderada(8km/h) por 30min = 300kcal

Além de gastar metade do tempo que a atividade anterior, o gasto energético ainda foi superior, quase 150%.

Além disso vamos pensar no estimulo fisiologico, o que quero dizer com isso é como esse estimulo irá lhe ajudar a melhorar. Na mesma situação se imaginarmos uma pessoa de meio idade e saudável, sua frequência cardiaca andando não deve chegar a 60% da frequência cardíaca máxima, ou seja, irá configurar um estimulo que chamamos de débil, que não origina adaptações fisiologicas (você não irá melhorar). Existem excessões com certeza, no caso de um idoso ou de alguém com restrições fisicas qualquer estimulo é melhor que nada, mas pensando em melhorar fisicamente é necessário aumentar o estimulo gradativamente e consequentemente começar a correr.

Pensando ainda na questão emagrecimento, o gasto energético gerado pela caminhada e corrida ainda é pequeno, se o individuo não for muito pesado(100kgs +), ou muito condicionado(maratonista), e consequentemente o gasto energético gerado não é suficiente para compensar uma alimentação desregrada.

Lembre-se que o importante é conciliar todo seu treinamento e alimentação para que seja possível alcançar os resultados que espera.

Abraços e Bons Treinos!

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