terça-feira, 6 de maio de 2014

MMA para entrar em forma

Uma moda muito comum nas academias são as aulas de lutas e artes marciais na busca por um corpo perfeito. Vamos entender para quem é recomendado e se você deve hoje mesmo comprar o seu kimono ou par de luvas.

O Físico
Um lutador, apesar das diferenças entre os esportes, normalmente possuí um físico atlético, com baixo percentual de gordura. Que é justamente o que a maior parte da população busca, um ponto importante é que se o seu objetivo é ficar gigante ou ganhar massa muscular rapidamente, não tem para onde fugir, você terá que fazer musculação.


Os Benefícios
Além dos benefícios estéticos, podemos citar muitas questões importantes que são desenvolvidas nas artes marciais, como um todo o condicionamento cardiorrespiratório e resistência muscular são os mais significantes, variando um pouco as musculaturas de acordo com a arte marcial.
Um ponto interessante que gostaria de ressaltar são os outros benefícios como coordenação motora, concentração e "resistência mental"(não desistir quando a situação fica díficil) são pontos importantes que tem uma certa transferência para o seu dia-a-dia.

As Aulas
Vamos começar vendendo a ideia de praticar artes marciais falando que normalmente as aulas que tem entre 60-90, podem gastar facilmente mais de 1000kcal. Se você esta querendo emagrecer provavelmente vai parar de ler o texto aqui e está indo para a academia, mas existem outros benefícios além da questão energética.
As aulas começam normalmente com um aquecimento geral e um trabalho de mobilidade, o que é importante para você que se sente travado, ou com dores nas articulações e coluna.
Em seguida existe ou uma parte voltada a técnica ou para o desenvolvimento de força, ou ambos. Essa parte é fundamental para o seu progresso na modalidade e é importante que o aluno procure focar-se na sua maior deficiência (que normalmente é a técnica).
E a parte principal que é a prática da luta, que nesse momento é quase um momento lúdico e por fim um desaquecimento com alongamento.

A Estrutura
Uma aula de artes marciais apesar de parecer simples, é algo muito complexo, onde é possível observar diversas características físicas sendo trabalhadas, e dessa forma desenvolvendo um trabalho global. Para você que vai praticar musculação somado a pratica esportiva, é interessante que a musculação seja um trabalho voltado a complementar o estimulo da luta.

A Alimentação
Conforme citado acima as lutas tendem a gerar um gasto energético muito grande, por isso é necessário adequar sua ingestão alimentar a essa nova necessidade. Não precisa ter pressa, principalmente pois de início você irá passar mais tempo desenvolvendo técnicas que "treinando pesado", mas o principal erro que vejo é pessoas treinando musculação por 30min e tomando shakes pré e pós-treino, mas fazem um treino de 90min de lutas e acham que não precisam consumir nada. Obviamente que da mesma forma que na musculação você precisa repor seus estoques energéticos o mais rapidamente possível para te ajudar na recuperação do treinamento.

Resumo
Se você está procurando desenvolver um corpo atlético e gosta de novos desafios, é provável que treinar lutas seja ideal para você, basta escolher a modalidade e começar a treinar!

Abraços e Bons Treinos!

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