quarta-feira, 25 de junho de 2014

Esteroides: O rei das desculpas

Se você acompanhar o MMA deve saber que atualmente está ocorrendo uma mudança das regras que antes considerava uma terapia de reposição de testosterona algo normal e agora é dopping.
Vejo algumas pessoas falando "tal lutador está lá porquê ta dopado" e etc... A verdade é que essas terapias são dopping sim, mas com certeza o cara está lá porquê treina muito e tem muita habilidade, além do que a probabilidade de 99% dos outros atletas usarem ou já terem feito uso deles no passado.
Isso me levou a criar esse post, para você que olha na academia o cara com um corpo um pouco melhor e já solta para o seu amigo "esse ta tomando algo".

1 - Aumenta não substituí
A verdade é que sua produção hormonal é X agora imagine o quando mais de recuperação você teria se sua recuperação fosse aumentada em 10X. O que não quer dizer que quando você vê um fisiculturista que ele simplesmente toma e pronto, ele faz dieta e treina 10X mais pesado também.

2 - Pessoas que você nem imagina
É muito amplo o número de pessoas que tomam algo para aumentar a performance, e você pode pensar que vai de atletas a pessoas comuns, e não significa que só atinge aqueles que tem corpos musculosos. Tem muitas pessoas que tomam e continuam com seus corpos "na média". É comum ao perguntar a pessoas que falam: "não eu nunca tomei nada, só &*%¨&¨%*&(esteroide)".

3 - Falta de conhecimento
Leigos normalmente associação a ingestão de qualquer produto com esteroides, como por exemplo whey protein, creatina, glutamina, etc. Esses suplementos não tem nenhuma relação com esteroides, eles são na verdade "alimentos em pó" que possuem algum objetivo específico, apenas para ilustrar o famoso whey protein nada mais é que a proteína do soro do leite.

4 - Objetivo
Muitas pessoas que utilizam qualquer tipo de substância pensam em "acelerar" seus ganhos, mas a verdade é que falham em alguns aspectos, como aumentar a ingestão de alimentos. Além disso vimos que o objetivo da pessoa é perfeitamente alcançável com dieta e treinamento. Mas ela procura uma rota mais fácil, mas a médio prazo não mantém aquele resultado.

5 - Responsabilidade
O esteroides foram elaborados pensando em aumentar em muitos aspectos a qualidade de vida e recuperação de pessoas (como idosos e queimados), e com certeza são utilizados de maneira positiva na medicina. Mas vemos que muitas pessoas consomem esse tipo de substância de maneira desregrada e sem o menor acompanhamento médico (sim, existem médicos que acompanham e recomendam para seus pacientes).

6 - Histórias
A grande maioria das pessoas não enfrenta problemas de saúde graves ao consumir algo, mas também podemos ver alguns que sofrem de problemas graves e muitas vezes não diagnosticados(alteração do perfil lipídico ou pressão arterial) ou que levam anos para se desenvolver (como problemas no figado ou coração).

O motivo que me fez escrever esse post foi um amigo professor de educação física, que ao se preparar para uma competição, e consumir mil e uma coisas, percebeu um pequeno problema com retenção hídrica logo após a competição, sem dar bola para esse tipo de sinal e treinando, um dia ao realizar tríceps testa (um exercício que não elevaria tanto a pressão quanto um supino ou agachamento), começou a se sentir estranho, sua mão direita parou de responder e ele não conseguia mais falar, algum tempo depois ele teve convulsões. Ele teve um AVC. Graças a Deus após alguns dias internado ele está 100%, não teve nenhuma sequela, mas junto com ele tinham outras pessoas em situação parecida que infelizmente não tiveram o mesmo final feliz.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário