sexta-feira, 6 de junho de 2014

Necessidade de invenção

Se vocês acompanham meu trabalho a algum tempo podem perceber que eu normalmente prescrevo os mesmo exercícios, não importa qual o seu objetivo seu treinamento com certeza vai ter agachamento, terra, desenvolvimento, supino, remada, puxada. Isso porquê nós devemos procurar utilizar os melhores exercícios para cada grupamento muscular para potencializar o seu programa de treinamento.

Eventualmente você vai encontrar pessoas fazendo exercícios totalmente contraprodutivos e vamos ilustrar alguns pontos para saber se você está com um desses exercícios no seu treinamento:

-Combo inútil
Aposto que você já viu algumas combinações como afundo e elevação lateral. Acredito eu que você consegue fazer esse movimento com muito mais peso no afundo que na elevação lateral, por tanto, você vai conseguir dar um estímulo para os ombros, mas uma porcaria de estímulo para as pernas, ou seja, perda de tempo.

-Máquina mas diferente
É possível encontrar algumas combinações tão engraçadas que viram virais no facebook e no youtube. Os equipamentos são desenhados (em sua maioria) para otimizar o trabalho muscular pensando em pessoas de diversos portes físicos, por isso não adianta pensar que realizar um exercício se posicionando de maneira X ou Y no equipamento você vai trabalhar melhor, que na "versão padrão". O grande problema além da ineficiente é em relação a segurança, que acaba muitas vezes sendo comprometida.

-Circo 1
Os atletas de circo merecem todo nosso respeito e são realmente fenomenais, mas muitas pessoas e professores querem aderir a exercícios que mais parecem espetaculos de equilibrio. A ciência já cansou de comprovar que em instabilidade a ativação muscular é menor, mas ainda assim é um festival de desenvolvimentos, elevação laterais em cima de 1, 2 e até 3(!!!) plataformas instáveis.

-Circo 2
Ultimamente eu tenho visto alguns professores prescrevendo exercícios como: salto pra frente, salto pra trás, polichinelo, polisapato(braços e perna frente e trás) e agachamento com peso corporal..... para hipertrofia.
Eu particularmente acho engraçado, apesar do movimento de salto(quando feito corretamente e na intensidade correta) gera muita potência e pode ter benefícios, podemos observar que essa combinação, não irá fazer muito pelo aumento de massa muscular.
Falta tensão, falta carga e a única coisa que pode alcança é elevar a frequência cardíaca do indivíduos, mas podemos pensar em diversas formas de fazer isso com maior eficiência.

-Rocky training / Euro training
Aposto que você já viu o Rocky treinando em um de seus filmes onde ele corre na neve, soca carne, etc.. Ou ainda um video do seriado "todo mundo ama o Cris" onde um personagem ensina uma combinação maluca de exercícios que dura uns 40 segundos e fala "1 repetição".
Podemos observar nessa mesma moda, pessoas querendo fazer afundo com caneleira nos pés na esteira, o que se você pensar, só vai dificultar a passada e não aumentar a sobrecarga na musculatura(diferente se o peso estivesse nas mãos), mas o fazer na esteira não difere de fazer no solo, e principalmente vai acabar sobrecarregando uma musculatura (iliopsoas) que não vai proporcionar nenhum benefício estético ou calórico). Ou ainda exercícios como elevações laterais que dão a volta no corpo, ou movimentos de rotação completa do ombro, mas com sobrecarga.

Tome muito cuidado e lembre-se que nem sempre o que é novidade é mais efetivo.
Abraços e Bons Treinos!


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