quinta-feira, 5 de junho de 2014

Postura adequada: Pequenos detalhes

Você já sabe executar os movimentos corretamente e tem uma boa programação, mas como você poderia aumentar seus resultados, sem mudar nenhum fator no seu treinamento? Através da sua postura em cada exercícios!

É comum esquecer alguns detalhes que fazem toda diferença em alguns exercícios, principalmente nos executados de maneira livre(halteres, barra, etc.)

Coluna:
Um dos principais fatores que podem gerar desconforto além de prejudicar seus resultados está relacionado a estabilidade da coluna. Em movimentos como o desenvolvimento ou supino inclinado, se você não estiver com a coluna posicionada de maneira adequada irá aumentar as forças de compressão, além de utilizar outras musculaturas que não deveriam estar sendo focadas nesse movimento.
Solução: Basta imaginar que você tem que estar com sua coluna totalmente apoiada no banco ao realizar esses movimentos, se você estiver realizando eles sem o auxílio de um banco, imagine que sua coluna não pode movimentar além da sua postura natural.

Pés:
Não importa se o movimento é em pé, sentado ou deitado. Os pés tem um papel fundamental em gerar estabilidade e um correto posicionamento do seu corpo. Por isso não adianta você durante um movimento como o supino estar com os pés cruzados, ou relaxados, é necessário estar com eles plantados no solo e um pouco mais afastados que a linha do quadril para formar uma superfície o mais estável possível.
Solução: Imagine que todos os movimentos você precisa estar com seu corpo contraído e o mais desiquilíbrio possível, com sua distribuição de peso igual em ambos pés/lados do corpo, se você não está nessa posição precisa ajustar seu posicionamento.

Joelhos-Cotovelos:
Essas articulações fundamentais nos movimentos, acabam recebendo pouco foco em alguns movimentos. Por exemplo durante um agachamento onde seus joelhos acabam se projetando para dentro ou para fora, ou ainda um cotovelo que se projeta para trás durante um desenvolvimento.
A principal função em ambos movimento é dar suporte a cadeia de movimento, e para isso você precisa estar na posição mais forte possível que é sempre com as articulações alinhadas.
Solução: em ambos exemplos no agachamento, você precisa fazer com que seu joelho se projete para cima dos seus pés, e no desenvolvimento deixar o cotovelo sempre "em baixo" do ante-braço.

Punhos-Pés:
Um fator importante que influência no ponto anterior, é que se você altera o posicionamento dos pés, vai com certeza alterar o movimento dos joelhos, por isso procure distribuir de maneira igual seu peso nos pés, e não deixe seus pés ficarem mais pronados ou supinados durante o movimento.
Os punhos vão interferir principalmente na qualidade do movimento e na saúde de sua articulação, e consequentemente vai impedir de você utilizar maiores cargas(que gerariam maior resultado).
Solução: maior atenção nos pequenos detalhes e principalmente foco em uma correta execução global dos movimentos.


Basta se policiar nesses detalhes e ver que com o mesmo treinamento você vai obter melhores resultados.
Abraços e Bons Treinos!

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