sexta-feira, 25 de julho de 2014

CrossFit Lesiona?

Aproveitando que estamos na semana do CrossFit Games (campeonato mundial de crossfit),  vamos responder a 7 perguntas comuns sobre crossfit e lesões.

Quais são as lesões mais comuns?
As lesões mais comuns são nas articulações dos ombros, devido aos movimentos que exigem grande estabilização e força como os movimentos vindos do levantamento olímpico e da ginástica, e na lombar devido a queda de qualidade na execução de alguns movimentos sobre fadiga como o terra, arranco, arremesso, etc.

Por que elas acontecem?
Essas lesões não são causadas pelo crossfit, mas sim pela execução inadequada dos movimentos. Como o crossfit trabalha com movimentos funcionais em alta intensidade, é dificil manter uma execução perfeita durante todo treinamento, principalmente para iniciantes, e é nesse momento que as pequenas lesões ocorrem.

Elas são mais comuns principalmente em pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios de alta intensidade?
Essas lesões não são características somente de alunos que praticam crossfit, é possível observar as mesmas lesões em alunos de musculação tradicional que realizam os movimentos de maneira incorreta, podemos dizer que essas lesões ocorrem mais pela falta de orientação e/ou insistência do aluno em realizar o movimento com cargas inadequadas, técnicas inadequadas, etc.

Como prevení-las?
A melhor forma de prevenir lesões é realizar um trabalho de base adequado, os movimentos do crossfit requerem grande estabilização do tronco e mobilidade, por isso é necessário desenvolver essas capacidades em conjunto com o treinamento. Além disso é necessário enfatizar que não é somente a prática dos WOD(parte principal do treino do crossfit) que vai levar você a ser um atleta melhor, é necessário o treino da técnica dos movimentos que é fundamental para garantir uma prática saudável e efetiva.

Como os treinadores previnem que os alunos excedam seus limites em relação ao treino?
A ideia por trás do crossfit que faz com que ele seja um sucesso, é que além de ser um programa de treinamento, ele também é uma competição. Isso faz com que seja possível comparar seu tempo em um treino com o tempo de treino de outro atleta, para dessa forma afirmar que é o mais "em forma'. Os limites do treinamento devem estar relacionados as questões posturais, sempre prezando pela boa execução, e eventualmente pelo excesso de treinamento, já que como qualquer esporte o treinador deve impor os limites.

Quais as recomendações para quem quer começar a treinar e para quem já está treinando?
Os box(academias de crossfit) estão começando a espalhar-se no Brasil, minha maior sugestão é que você procure uma dessas academias, ou procure um profissional de educação física que trabalhe com treinamento funcional que ele com certeza estará habilitado a lhe ensinar os movimentos utilizados no crossfit.

Deseja acrescentar alguma informação?
Não existe esporte lesivo, por tanto o crossift não leva a lesões, mas sua prática incorreta sim. Um fator muito importante, principalmente para quem não treina em um Box, nos treinas sempre existe uma carga "pré-estipulada", por exemplo realizar 21-15-9 terra(100kgs) e flexões em parada de mão, chamado pelos crossfiters de DIANE, nunca comece realizando o treino com os 100kgs é necessário que previamente você tenha praticado o movimento por um período de tempo, estabelecido uma carga de treino e então quando for realizar esse treinamento começar com uma carga relativa para você, que pode ser desde somente a barra, até mais que os 100kgs prescritos.

Treinando com inteligencia além de obter melhores resultados, você vai ficar livre de lesões e se divertir mais com o treinamento.

Abraços e Bons Treinos!

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