quarta-feira, 2 de julho de 2014

Treinamento para surfistas

Se você é praticante de surf e só prática a modalidade aos fins de semana já deve ter percebido o como é díficil para seu corpo suportar o esforço. Mesmo que você seja praticante de algum outro esporte como musculação, corrida, etc. por ser um estímulo totalmente diferente seu corpo acaba sempre ficando dolorido. Vamos entender como complementar seu treinamento para melhorar sua performance no surf.

Equilíbrio:
Normalmente bem desenvolvida em praticantes antigos de surf, mas se você não pratica com tanta frequência ou se é novo no esporte, vale a pena investir em treinamento de equilíbrio. Sugiro uma progressão, começando com exercícios como agachamento em pranchar frontais, depois laterais e por último em um bosu invertido ou prancha de rolinho.





Força explosiva:
Uma habilidade pouco explorada é a de levantar rapidamente da prancha, para isso não é necessário nenhum exercício muito complexo. Variações do Burpee, atendem perfeitamente a essa demanda e podem ser realizado em séries de poucos movimentos para desenvolver velocidade, ou em séries de muitas repetições para desenvolver a capacidade cardiovascular.

Resistência muscular de membros superiores:
Esse é normalmente o fator limitante. O atleta precisa de força para empurrar a prancha para passar por baixo das ondas e força para remar, tudo isso com uma certa velocidade e precisão.
Para desenvolver essa capacidade temos que entender que estamos lidando com alguns movimentos complexo, mas se pudêssemos simplificar diríamos que as principais musculaturas envolvidas são o tríceps, ombros e peitoral, e no segundo movimento o latíssimos dorsal e peitoral.

Podemos então interpretar de acordo com as dificuldades de cada atleta o que ele precisa enfatizar se é força máxima ou resistência. Nesse exemplo utilizaremos um trabalho circuitado para auxiliar tanto na resistência muscular como na cardiovascular.

-Supino Fechado (12-15repetições)
-Barra Fixa Aberta (máx)
-Burpee (12-15repetições)
-Flexão de braço (12-15repetições)
-Pulldown (12-15repetições)
-Burpee (12-15repetições)

Esse é um exemplo de circuito que voê pode realizar no final do seu treinamento de musculação (caso você treine o corpo todo na mesma sessão), ou você pode adaptar a escolha de exercícios a sua divisão de grupamento musculares.

Abraços e Bons Treinos!
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário