segunda-feira, 4 de agosto de 2014

E quando você não tem uma academia para treinar?

Devo confessar eu estou muito acostumado a treinar em uma academia, isso que minha casa parece uma academia, tem cordas, bolas, TRX, elásticos, barras, anilhas, caneleiras. Mas ir na academia da uma motivação extra para se treinar. Mas eu quando você não consegue ir treinar na academia? Seja porquê ela está fechada, é feriado ou você está viajando. O que você pode fazer?

A melhor estratégia possível é procurar tomar as atitudes que prejudiquem o menos possível sua programação atual e se possível mantenha a mesma qualidade do treinamento.

-Divisão:
Se você vai perder somente 1-2 dias da semana de treinamento, você pode pensar em comprimir seus treinamentos na academia, por exemplo ao invés de fazer um dia peito e no outro dia costas, você faz um dia de peito e costas (com 50% do volume em cada músculo que você normalmente faria).
Se você vai passar +3 dias não vai ter solução, você vai ter que arrumar um modo de treinar no local aonde você vai estar, por isso treinos em casa ou no parque podem ser uma solução. A única dica válida é se possível treine pernas na academia, pois se você for muito forte não vai conseguir fazer um treino muito produtivo sem equipamentos (apesar de pistols serem bem difíceis para maior parte da população)

Dias de descanso:
Uma boa estratégia é modificar seus dias de descanso, por exemplo você descansa sábado e domingo normalmente, mas sabe que não vai poder ir treinar na segunda e na terça. Treinar no sábado o treino de segundo e no domingo o treino de terça é uma boa ideia MESMO que você veja algum conflito por falta de descanso (por exemplo você treino peito na sexta e no domingo). Pois o descanso prolongado depois vai "compensar".

Treinar sem equipamento:
Treinar sem equipamento nenhum é plenamente possível, você 2 boas opções:
-Focar em um único movimento: é ideal para treino de costas, onde você arrumar uma barra fixa é faz basicamente todo seu treinamento lá.
-Focar em bi-set e tri-sets: ideal para o treino de peitoral, você compensa a falta de carga com um estímulo seguido do outro, por exemplo flexão em parada de mão, flexão de braço e tríceps banco.
Modificar sua rotina:
É uma ideia não muito boa se você treina para hipertrofia, mas se você treina para emagrecer ou apenas para saúde é uma grande saída. O que vale é se movimentar, por isso improvisar treinamentos de corrida, alguma prática esportiva ou ainda um treinamento de flexibilidade pode ser uma excelente ideia para sair da rotina.

Abraços e Bons Treinos!

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